O Governo não para: assista às principais realizações deste início de julho
Semana Gov traz boas (e reais) notícias sobre o trabalho do Governo Lula: mais empregos, mais apoio à agricultura, ressarcimento aos aposentados e pensionistas, concurso público, inserção internacional...

No programa Semana Gov desta sexta, as principais realizações do Governo Federal entre os dias 30 de junho e 4 de julho.
O giro de notícias começa pelo maior investimento da história na agricultura familiar brasileira. Com juros baixos, novas linhas de crédito e programas inéditos, o Governo Federal lançou, nesta semana, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026, para mudar o presente e plantar o futuro de quem trabalha com a terra.
E para agricultores de grande e médio porte, o governo anunciou mais de 516 bilhões de reais. O Plano Safra 2025/2026 amplia o crédito rural, incentiva a sustentabilidade e garante apoio ao produtor.
E para garantir acordos e mercados para essa produção brasileira, além de tratar prioridades como a mudança do clima, o presidente Lula participou, nesta semana, da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, na Argentina./ O Brasil assume a presidência do bloco focado em integração regional e desenvolvimento sustentável.
E antes de viajar para a Argentina, o presidente Lula esteve na Bahia, onde participou da Caminhada do Dois de Julho, em Salvador. A celebração relembra a independência do estado e a retirada das últimas tropas portuguesas do Brasil. Pela importância histórica da data, o dia 2 de julho pode se tornar o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. É o que prevê um projeto de lei encaminhado ao Congresso.
Entre as notícias mais importantes do período, e que traduz os esforços do Governo Federal para gerar desenvolvimento e renda para o povo, está a geração de empregos. De janeiro a maio deste ano, o Brasil superou a marca de 1 milhão de vagas com carteira assinada. Só em maio, foram quase 149 mil novos postos de trabalho formal.
O Governo continua promovendo a reestruturação do serviço público. Estão abertas as inscrições para o segundo Concurso Nacional Unificado. Serão mais de 3 mil e 600 vagas. Além da implementação de uma política de cotas mais inclusiva, a edição deste ano tem uma novidade para as mulheres: será aplicada a equiparação na quantidade de homens e mulheres que passam para a segunda fase. O objetivo é garantir inclusão feminina no serviço público, e que mais mulheres tenham chance de aprovação.
Avança o processo de devolução dos descontos indevidos a pensionistas e aposentados. O primeiro lote de pagamento deve ser liberado no dia 24 de julho, e os próximos serão realizados a cada 15 dias. O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, homologou a proposta de acordo do Governo Federal que garante a devolução desses valores.
E a Petrobras vai investir R$ 33 bilhões de reais em refino e petroquímica. O investimento vai gerar 38 mil empregos e aumentara independência do Brasil na produção de petróleo./ Outra área que está no foco da empresa é a transição energética.
A cidade do Rio de Janeiro sedia, neste final de semana, a reunião de Cúpula do Brics, o grupo de cooperação econômica do Sul Global. Outros eventos preparatórios já estão acontecendo na cidade, como a reunião do Novo Banco de Desenvolvimento, presidido por Dilma Rousseff.
Em encontro realizado nesta sexta-feira, o presidente Lula destacou a importância de criar novos mecanismos de financiamento para o desenvolvimento sustentável, enfatizando a necessidade de uma "arquitetura financeira reformada" e de um "novo modelo de desenvolvimento mais justo".
Lula ressaltou a agilidade do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics, que já aprovou mais 120 projetos de investimento, totalizando quarenta bilhões de dólares em diversas áreas, incluindo energia, transporte e proteção ambiental.
Assista ao Semana Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte