Polícia Federal deflagra operação para combater o garimpo ilegal de cristais de quartzo
Em dois pontos de extração mineral, foram detidas pessoas e apreendidos veículos

Na tarde desta quarta-feira (2/7), a Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deflagrou a “Operação Prisma” para combater o garimpo ilegal de cristais de quartzo. A ação ocorreu na zona rural de Felício dos Santos (MG), a aproximadamente 80 quilômetros de Diamantina (MG), o principal centro urbano da região.
Estima-se que cerca de 250 garimpeiros estejam atuando ilegalmente na extração de cristais na área, visando obter lucro com a venda do mineral a compradores locais. Essa atividade ilegal tem gerado sérios danos ao meio ambiente.
Em dois pontos de extração mineral, foram detidas pessoas e apreendidos veículos. No distrito de Senador Mourão, em Diamantina/MG, quatro pessoas foram presas e quatro veículos apreendidos. Já em Felício dos Santos (MG), cinco pessoas foram presas e nove veículos apreendidos. O auto de prisão em flagrante foi lavrado pela Polícia Federal, enquanto a Polícia Militar realizou buscas adicionais nas áreas de garimpo.
A operação policial continuará nos próximos dias, com o objetivo de impedir o retorno dos garimpeiros aos locais de extração ilegal.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte