Presidente Lula participa do Fórum Empresarial do Brics. Assista
Com a participação de gigantes do setor industrial dos países membros, vão ser discutirão temas como o fortalecimento do comércio, segurança alimentar e estratégias de financiamento para a agenda de desenvolvimento do Brics

O presidente Lula participa da abertura do Fórum Empresarial do Brics, neste sábado (5/7), no Rio de Janeiro.
Neste ano, o fórum abordará temas cruciais para o desenvolvimento econômico sustentável, com destaque para estratégias de comércio e segurança alimentar, transição energética, descarbonização, desenvolvimento de habilidades e economia digital, além de financiamento e inclusão financeira.
Leia também
Fórum Empresarial do Brics debate avanço da cooperação diante dos desafios globais
O encontro é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), coordenadora do Conselho Empresarial do Brics (Cebrics) e da Women's Business Alliance (WBA), grupos de engajamento do setor privado dos países membros, durante a presidência brasileira do bloco.
No domingo (6/7) e na segunda-feira (7/7), o Rio de Janeiro recebe a Cúpula do Brics, evento que atua como foro de articulação político-diplomática de países do Sul Global. Desde 1º de janeiro deste ano, o Brasil assumiu a presidência do bloco com a missão de impulsionar os debates sobre governança global inclusiva, inteligência artificial e financiamento para combater as mudanças do clima, entre outros temas.
O bloco reúne 11 países membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã com o objetivo de fortalecer a cooperação econômica, política e social entre seus membros, além de promover um aumento da influência dos países do Sul Global na governança internacional.
O grupo busca melhorar a legitimidade, a equidade na participação e a eficiência das instituições globais, como a ONU, o FMI, o Banco Mundial e a OMC. Além disso, visa impulsionar o desenvolvimento socioeconômico sustentável e promover a inclusão social.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte