Com Bolsa Atleta, seleção de Rúgbi em Cadeiras de Rodas estreia na Copa América
Metade dos atletas convocados para a competição é beneficiada pelo Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Competição começa nesta sexta (11/7) em São Paulo

A capital paulista recebe, entre os dias 11 e 16 de julho, a Copa América de Rúgbi em Cadeira de Rodas, oficialmente chamada de Campeonato Zonal pela WWR (World Wheelchair Rugby), uma das principais competições do circuito internacional da modalidade, que contempla também os zonais da Europa e da Ásia-Oceania. A competição reúne as seleções do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Uruguai, Canadá e Estados Unidos.
Dos 12 atletas convocados para compor a Seleção Brasileira, seis são beneficiários do Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, um dos maiores programas de patrocínio individual a atletas no mundo. Em 2023, o Chile sediou a competição, na qual o Brasil conquistou a medalha de bronze. Além de ser a sede do torneio em 2025, o país também será palco do Campeonato Mundial da modalidade em 2026.
As partidas podem ser assistidas ao vivo pelos canais oficiais da ABRC (em português) e da WWR (em inglês) no YouTube.
A equipe brasileira mescla nomes experientes e jovens talentos. Entre os destaques está Gabriel Feitosa, atleta da classe 3.5 e integrante do Bolsa Atleta na categoria internacional desde 2021. Ex-jogador de vôlei sentado, Gabriel migrou para o rúgbi após ser descoberto por um técnico em uma reportagem. Ele destaca a velocidade como seu principal diferencial.
Outra integrante da equipe é a carioca Hawanna Ribeiro, contemplada com o Bolsa Atleta em 2025 na categoria nacional. Atleta da classe 0.5, Hawanna é bicampeã brasileira com o Santer Vikings e conquistou medalhas de bronze nas competições internacionais realizadas este ano na Austrália e na Dinamarca. Sua presença reforça o trabalho contínuo da equipe e a importância do equilíbrio entre atletas experientes e novos talentos.
Pela primeira vez, o Brasil sedia o torneio continental, que também servirá como evento teste para o Campeonato Mundial de 2026, previsto para o mesmo local. A Seleção Brasileira está no Grupo B, ao lado de Estados Unidos, Argentina e Peru, adversário da estreia, marcada para as 16h desta sexta-feira (11). No Grupo A estão Canadá, Colômbia, Chile e Paraguai.
A fase de grupos será disputada entre sexta-feira e domingo. As semifinais ocorrem na segunda-feira (14), e as finais, na terça-feira (15). Os dois primeiros colocados garantem vaga direta para o Mundial de 2026. O terceiro e o quarto colocados disputarão o Torneio Qualificatório Mundial, que oferece as últimas três vagas para a competição. Como país sede, o Brasil já está automaticamente classificado.
Na edição realizada em Medellín, na Colômbia, em 2022, o Brasil conquistou o terceiro lugar, posição que também ocupou nas edições de 2017 (Paraguai), 2013 (EUA) e 2011 (Colômbia). Nas ocasiões, Estados Unidos e Canadá foram os campeões e vice-campeões, respectivamente.
Jogos do Brasil na fase de grupos (horários de Brasília):
Sexta-feira, 11/07
16h: Brasil x Peru
Sábado, 12/07
17h: EUA x Brasil
Domingo, 13/07
17h : Argentina x Brasil
Atletas convocados para a Copa América de Rúgbi em Cadeira de Rodas:
- André Luiz de Castro Ferreira
- Alexandre Keiji Taniguchi
- Alexandre Vitor Giuriato
- Cleonete de Nazaré Santos Reis
- Davidson Daniel Oliveira Alves
- Gilson Dias Wirzma Júnior
- Guilherme Figueiredo Camargo
- Gabriel Feitosa de Lima
- Hawanna Cruz Ribeiro
- Julio Cezar Braz da Rocha
- Lucas França Couto Junqueira
- Rodolfo Fernando Polidoro
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte