Ciências

SBPC atrai 40 mil visitantes e celebra 40 anos do Ministério da Ciência e Tecnologia

Os 40 anos do MCTI foram destaque durante a programação, com uma exposição imersiva, sessão especial e o lançamento de um selo dos Correios

Agência Gov | via MCTI
22/07/2025 11:27
SBPC atrai 40 mil visitantes e celebra 40 anos do Ministério da Ciência e Tecnologia
Diego Galba/MCTI
Ministra Luciana Santos participa da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Após uma semana intensa, com 150 atividades, 40 mil visitantes, mais de 380 mil visualizações de conteúdo e quase 10 mil interações nas redes sociais, foi encerrada com êxito, no último sábado (19), a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Realizada pela primeira vez na história da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) , instituição com raízes no desenvolvimento científico do Nordeste e do Brasil, a Reunião teve participação ativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que, além de promover diversas atividades acessíveis e interativas, também ampliou as celebrações de seus 40 anos junto à comunidade científica de todo o país.

Durante os dias 13 e 19 de julho, milhares de visitantes puderam conhecer a história do MCTI por meio de uma exposição imersiva e interativa , em um espaço de 150 metros quadrados dentro da ExpoT&C, espaço já tradicional da SBPC que reúne as unidades vinculadas ao Ministério e outras organizações que apresentam novas tecnologias e inovações desenvolvidas no país.

Os 40 anos do MCTI também foram tema de uma das conferências iniciais do evento , com a participação da ministra Luciana Santos. Na ocasião, ela destacou os últimos investimentos da pasta, ressaltando a importância da soberania nacional, e lembrou a reconstrução da área científica após um período de ataques ao conhecimento, negacionismo, perseguição e contingenciamento de investimentos.

Na abertura da 77ª Reunião da SBPC, a ministra Luciana Santos ressaltou “a importância de a ciência servir a um projeto de nação que una desenvolvimento, justiça social, sustentabilidade e soberania”.

Outro destaque da programação foi a sessão especial “40 anos de Ciência, Democracia e Desenvolvimento: Brasil Inovador”, com participação do MCTI, Finep e Embrapii para debater o fomento à ciência e a evolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Ministros e comunidade científica reunida na SBPC

A programação contou, também, com a presença dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Previdência Social, Wolney Queirozm, além dos presidentes das principais agências federais de fomento à ciência: Luiz Antonio Elias, da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Ricardo Galvão, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Denise Carvalho, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

O ex-presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, que passou o cargo na última quinta-feira, 17, à presidente eleita Francilene Garcia, agradeceu à UFRPE pelo acolhimento.

“Dá muita felicidade a gente estar neste ambiente tão bom e foi um privilégio ter um convívio com pessoas tão qualificadas. A SBPC é composta de pessoas com muita qualidade. Qualidade científica e qualidade humana. E, no final das contas, este aspecto humano é muito importante”, ressaltou Janine Ribeiro.

A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, emocionou-se e lembrou todo o trabalho anterior ao evento. “A gente começa a trabalhar um ano antes e a gente não para um dia. Não é um trabalho só de uma pessoa, a universidade toda, do litoral ao sertão de Pernambuco, trabalhou. E certamente, sem um trabalho de equipe, esse evento não tinha acontecido”, disse.

Para a atual presidente da SBPC, Francilene Garcia, outra palavra que representa toda o processo até a conclusão da Reunião é “gratidão”. “Pelo acolhimento da UFRPE, que trouxe nosso evento novamente ao Pernambuco e ao nordeste. Pela dedicação de todos que fizeram a nossa Reunião Anual acontecer, não só aos “ruralindos” e “ruralindas”, como é chamada a comunidade da universidade, mas a todos que sentem, de alguma forma, o pertencimento que é usar a ciência em favor do progresso de todos os territórios”, concluiu.

Para marcar a 77ª Reunião Anual da SBPC, os Correios presentearam o MCTI com a edição especial de um selo comemorativo dos 40 anos , que poderá ser usado no envio de cartas simples e, claro, servirá também para ser incorporado às coleções de filatelistas em todo o Brasil.

A obliteração — carimbo exclusivo criado para marcar a data — foi feita pela ministra Luciana Santos, com o registro de “14 de julho de 2025” e a cidade do Recife. O selo e o carimbo têm a marca dos 40 anos do MCTI e trazem uma imagem inspirada na estrutura do Sirius, o importante acelerador de partículas brasileiro, localizado em Campinas (SP).

Niterói será sede da 78ª SBPC em 2026

Realizada desde 1948, a Reunião Anual acontece todos os anos em um estado brasileiro diferente. Em 2026, a Reunião Anual sairá do calor do nordeste, mas não fugirá do sol: a sua 78ª edição estará em terras cariocas, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.

Segundo a organização da SBPC, a expectativa é que cerca de 30 mil pessoas — entre público, pesquisadores, professores, estudantes e convidados — participem do evento em 2026.

Confira a sessão de encerramento da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no canal da SBPC no YouTube.

Link: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2025/07/sbpc-2025-celebra-os-40-anos-do-mcti-e-reune-40-mil-pessoas-em-recife
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte