Saúde

Anvisa proíbe relógio medidor de glicose sem eficácia comprovada

A ação foi resultado da comprovação da venda do produto sem registro em plataforma de vendas on-line.

Agência Gov | via Anvisa
05/08/2025 09:50
Anvisa proíbe relógio medidor de glicose sem eficácia comprovada
Divulgação
Este relógio não adianta

A Anvisa determinou, nesta segunda-feira (4/8), a proibição do Glicowatch - Relógio Inteligente para Controle da Diabetes e da Pressão Arterial. O produto, que é da empresa GWF Negócios Digitais Ltda., teve a sua comercialização, a sua distribuição, a sua importação, a sua propaganda e o seu uso proibidos.

A ação foi resultado da comprovação da venda do produto em plataforma de vendas on-line.

Esses modelos de smartwatch (relógio inteligente) ainda não tiveram a sua eficácia comprovada, por meio de estudos e investigações clínicas, para medição da glicose e controle do diabetes. Por isso, relógios inteligentes com essa função não possuem registro na Anvisa.

O uso desse tipo de equipamento traz riscos às pessoas que precisam monitorar o seu nível de glicose diariamente, já que seus resultados não estão validados cientificamente.

Produtos sem registro não oferecem garantia de qualidade, segurança e eficácia, representando sérios riscos à saúde. Portanto, a Anvisa não recomenda a sua utilização. Denuncie produtos irregulares à Agência, através da Ouvidoria ou pela Central de Atendimento ( 0800 642 9782 ).

Leia a Resolução no Diário Oficial:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-re-n-2.931-de-1-de-agosto-de-2025-645911622

Link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/anvisa-proibe-relogio-medidor-de-glicose-sem-eficacia-comprovada
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte