Brasil conquista 4 medalhas na 18ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica
Estudantes brasileiros conquistaram uma medalha de ouro, duas de prata e uma bronze. Evento foi encerrado nesta quinta-feira (21), em Mumbai, na Índia

O Brasil conquistou quatro medalhas na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica de 2025, a 18ª IOAA, realizada de 11 a 21 de agosto, em Mumbai, na Índia. Os estudantes brasileiros que participaram da competição anual ganharam uma medalha de ouro, duas de prata e uma bronze. Além disso, o estudante Luca Pimenta recebeu os troféus de melhor prova em grupo e melhor prova observacional.
Antes de enfrentarem o desafio internacional, a equipe brasileira participou de treinamentos com alunos que foram medalhistas em edições anteriores, além de professores, especialistas e astrônomos.
A IOAA é uma iniciativa voltada para estudantes de ensino médio de todo o mundo. Os alunos participantes devem resolver problemas teóricos, de análise de dados e de observação do céu. O objetivo principal é promover o interesse pela Astronomia e Astrofísica. Além disso, a competição busca promover uma integração cultural e troca de conhecimentos entre os participantes.
Confira a distribuição das medalhas para os estudantes brasileiros liderados pelos professores Júlio César Klafke e Eduardo Henrique Camargo de Toledo.
🥇Ouro:
-
Luca Pieroni Pimenta – Valinhos (SP)
🥈Prata
-
Franklin da Silva Costa – Recife (PE)
-
Francisco Carluccio De Andrade – Campinas (SP)
🥉Bronze:
-
Lucas Amaral Jensen – Itapetininga (SP)
🎖️Menção Honrosa
-
Giovanna Karolinna Ribeiro de Queiroz – São Paulo (SP)
Sobre a IOAA
Estabelecida na Tailândia em 2006, a IOAA é um evento anual para alunos do ensino médio de alto desempenho de todo o mundo. O objetivo da competição é disseminar a Astronomia entre os alunos do ensino médio, para fomentar a amizade entre jovens astrônomos em nível internacional, a fim de construir cooperação no campo da Astronomia no futuro entre os jovens estudiosos.
O Brasil participa da olimpíada desde sua primeira edição em 2007 e as equipes que representam o Brasil na IOAA são formadas através de um processo seletivo rigoroso organizado pela OBA e instituições parceiras, sendo uma delas o Observatório Nacional (ON).
Em 2024, o Observatório Nacional (ON/MCTI) foi a instituição responsável pela organização da 17ª IOAA. O evento, realizado no Brasil de 17 a 27 de agosto de 2024, reuniu quase 250 estudantes de 53 países, além de líderes, guias, coordenadores e equipes de apoio, totalizando cerca de 550 participantes. Saiba mais aqui .
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte