Gestão

Gestão debate com líderes quilombolas, indígenas e ribeirinhos melhorias no GOV.BR

Ao longo do “2º Encontro da Rede Conexão Povos da Floresta: Integração com Políticas Públicas”, representes do ministério orientaram sobre o uso da plataforma do governo federal

Agência Gov | Via MGI
11/08/2025 11:20
Gestão debate com líderes quilombolas, indígenas e ribeirinhos melhorias no GOV.BR

Líderes de comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas participaram, na última semana, em Manaus (AM), de uma capacitação sobre como acessar e recuperar a conta GOV.BR. A atividade foi conduzida por servidores do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) durante o “2º Encontro da Rede Conexão Povos da Floresta: Integração com Políticas Públicas”. Além de orientar sobre o uso da plataforma de serviços digitais do governo, a equipe do MGI também ouviu de perto os desafios e barreiras enfrentados por esses povos no acesso aos serviços online.

Entre os desafios apontados, estão a existência de cidadãos que ainda não possuem CPF ou endereço de e-mail, requisitos necessários para se cadastrar no GOV.BR. Ainda assim, esses líderes exaltaram a possibilidade de encontrar todos os serviços em um portal único, o que facilita encontrar o serviço que eles precisam em pouco tempo. Atualmente, o GOV.BR possibilita o acesso a mais de 4.600 serviços federais digitais e a outros mais de 8.700 serviços de estados e municípios.

Um desses representantes foi Robert Rodrigues, da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uatumã, localizada no município de Itapiranga, no Amazonas (AM). Ele relatou que é um dos poucos que conseguem ter rede e acesso à internet em sua comunidade, tendo ajudado mais de 15 adolescentes a se cadastrar no GOV.BR para receber o Pé-de-Meia, um programa de incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes matriculados no ensino médio público beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

“Eu ajudei muitas pessoas, mas quando fui ajudar essas pessoas, acho que mais de quinze jovens, um deles vinculou a conta dele no meu celular. Aí, eu tive esse problema, não conseguia mais ter acesso à minha conta porque a conta dessa pessoa já estava vinculada ao meu celular”, afirmou Robert. Ele espera que o processo de recuperação de senha seja mais acessível e rápido para levar a acessibilidade às pessoas.

"Viemos justamente para entender as dificuldades, ver como a gente pode evoluir internamente para ampliar o acesso aos serviços públicos por essas pessoas. O objetivo do ministério é deixar o GOV.BR cada vez mais disponível, principalmente para essas comunidades que têm maior necessidade”, afirmou a coordenadora-geral de Avaliação, Qualidade e Experiência do Usuário da Secretaria de Governo Digital (SGD), Valéria Benon. “Saímos daqui prospectando essa relação e trazendo trabalho para a gente melhorar essa oferta do GOV.BR para todo o nosso território nacional”, complementou.

A comitiva do MGI que participou do evento foi formada pela coordenadora de Projetos de Experiência do Usuário, Izabel Garcia, a coordenadora de Atendimento, Mara Lilia Neves Abdon, e a Analista Técnica de Políticas Sociais, Maria Fernanda Jorquera Briceño.

Evento

O "2º Encontro da Rede Conexão Povos da Floresta: Integração com Políticas Públicas" teve o objetivo de ampliar as conexões entre comunidades e políticas públicas, construindo pontes com gestores, agentes de governo, organizações da sociedade civil e iniciativas que valorizem os saberes e direitos dos povos da floresta.

A Rede Conexão Povos da Floresta é uma iniciativa conjunta que tem como objetivo conectar em rede, através de internet banda larga, mais de 8 mil comunidades indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhas em territórios protegidos da Amazônia Legal. A ideia é aliar conectividade e energia a programas de inclusão, segurança e empoderamento nas comunidades beneficiadas.

O projeto é liderado pelas organizações de base Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), em parceria com mais de 40 organizações da sociedade civil, instituições e empresas.

Link: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2025/agosto/gestao-debate-com-lideres-quilombolas-indigenas-e-ribeirinhos-melhorias-no-gov.br
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte