Hemobrás consolida soberania do Brasil em medicamentos derivados do sangue
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa ao lado de Lula de inauguração da unidade da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia em Goiana (PE). "Brasil consolida soberania na produção dos medicamentos mais procurados do mundo"

Com a inauguração da fábrica da Hemobrás em Goiana (PE) nesta quinta-feira (14/8) o Brasil consolida sua soberania na produção dos medicamentos mais procurados do mundo. A afirmação é do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao qualificar os medicamentos derivados do sangue humano – albumina e imunoglobulina, fator 8 e fator 9 – entre dos mais modernos. Desse modo, segundo Padilha, a visita do presidente Lula à unidade da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia na capital pernambucana consolida marcos históricos para a saúde pública brasileira.
Além da soberania na fabricação do medicamento recombinante, fruto de engenharia genética, para quem sofre de problemas de coagulação – como os hemofílicos – a fábrica hoje inaugurada permite a produção de vários tipos de medicamentos provenientes do sangue. “Por exemplo, os que são utilizados em UTIs, situação de grandes queimados, que são utilizados para a defesa do corpo, diante de tratamentos do câncer, enfim, de várias doenças”, explica o ministro.
A Hemobrás, além de entregar esses dois produtos, passa a deter toda a tecnologia. Então, a partir daqui, a Hemobrás vai só crescer na possibilidade de ter outros produtos. Já tem uma parceria também coordenada – Hemobrás, Ministério da Saúde, empresas internacionais – para produção de anticorpos monoclonais, que é uma outra tecnologia tão avançada quanto, produtos para diagnóstico, destaca Padilha.
Assista à cerimônia de inauguração da unidade da Hemobrás em Recife
A planta de hemoderivados, não é uma fábrica somente de medicamentos, diz a diretora-presidente da Hemobrás, Ana Paula do Rego Menezes.
A gente tem trabalhado muito internamente com esse conceito de que é uma fábrica de produção de cidadania, porque aqui a gente coleta, tria, cuida do plasma da população brasileira, que voluntariamente doa sangue no Brasil inteiro. Esse sangue é dividido nas células vermelhas, na plaqueta e no plasma. Uma parte vai para a transfusão e a outra é o plasma excedente, que é o plasma de qualidade industrial que vem ser a nossa matéria-prima para a produção de medicamentos", diz Ana Paula.
"E por que um projeto de cidadania? Porque esse plasma é doado voluntariamente pela população e ele volta para a população brasileira como medicamentos", define a diretora. "Então, isso que nós estamos entregando hoje fortalece e garante um Brasil soberano na proteção do plasma, da proteção da sua população no sentido ético da palavra, no sentido da proteção coletiva, de justiça social e também na autonomia de produção de hemoderivados, que são medicamentos extremamente importantes para salvar vidas e para garantir qualidade de vida para a população que tem hemofilia."
Agora Tem Especialistas
O ministro da Saúde revelou ainda, em entrevista antes da cerimônia de inauguração, que Lula participará de uma outra agenda, na tarde desta quinta, histórica pata a saúde pública brasileira. "O presidente vai presenciar o primeiro paciente do SUS que vai ser tratado dentro de um hospital de plano de saúde", disse Padilha. O atendimento se dará por conta do programa Agora Tem Especialistas, mecanismo criado por medida provisória do presidente Lula.
Estamos trocando dívidas que planos de saúde tinham com o SUS e que nunca eram pagas, em mais cirurgias, mais atendimentos, mais exames como ressonância, tomografia. O presidente vai poder visitar esses pacientes que passam a ser atendidos no hospital do plano de saúde", antecipou Padilha.
O ministro informou que o "hospital português" que atendeu Lula numa ocasião em que precisou, vai anunciar, junto também do Agora Tem Especialistas, mais cirurgias pelo SUS. "Vai colocar a sua radioterapia para funcionar em três turnos, até de noite, para a gente fazer o tratamento do câncer girar mais rápido; cirurgias eletivas e exames também. Então, o presidente Lula está fazendo história para a saúde pública hoje aqui em Pernambuco, no dia de hoje."
Leia também
• Pacientes do SUS começam a ser atendidos por planos de saúde
• Saiba que são primeiros pacientes a ser atendidos pelo Agora Tem Especialistas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte