Cultura

Iphan e Caixa Cultural celebram acordo para realização de atividades culturais

Acervos de unidade especial do Iphan devem ocupar espaços culturais da Caixa

Agência Gov | Via Iphan
14/08/2025 11:55
Iphan e Caixa Cultural celebram acordo para realização de atividades culturais

Com o objetivo de realizar ações e eventos nos espaços culturais da Caixa Econômica Federal (CEF), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio da sua unidade especial, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), celebrou, na noite desta quarta-feira (13/08), um acordo de cooperação técnica com a empresa pública. A parceria prevê a realização de palestras, experiências educativas imersivas e exposições tendo como base os acervos do CNFCP. A cerimônia aconteceu no espaço Caixa Cultural, em Brasília (DF), durante a comemoração dos 45 anos da Caixa, e contou com a participação da Ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Dentre as atribuições do CNFCP no acordo estão a disponibilização das obras de seu acervo, a prestação de consultoria museológica para a montagem das exposições e a colaboração na divulgação das ações conjuntas. Já a Caixa deverá contratar equipes técnicas para apoiar as ações, ceder os espaços culturais com toda infraestrutura disponível e elaborar planos de monitoria e sinalização das exposições. 

O presidente do Iphan, Leandro Grass, destacou que o acordo dará visibilidade para muitos artistas populares e artesãos que realizam pesquisa, divulgação e comercialização de seus trabalhos na Sala do Artista Popular (SAP), programa do CNFCP que desde 1983 fomenta a venda dos trabalhos feitos nas mais distantes regiões do Brasil e já contou com a participação de mais de 4 mil artesãos. “Assinamos este acordo para a promoção da nossa cultura. Temos de mostrar e valorizar o trabalho fundamental das pessoas que ajudam a manter nossa cultura viva. Vamos ampliar ainda mais o alcance do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular”, afirmou Grass.

Para o diretor do CNFCP, Rafael Barros, o acordo de cooperação permitirá ações conjuntas em âmbito federal, a circulação nacional de exposições e a abertura para novos projetos. “É a possibilidade de levar ao alcance do público, em diferentes regiões do Brasil, o acesso à maior reserva de cultura popular do país, possibilitando que esse rico e importante acervo chegue de maneira mais ampla à população”, disse. 

Para a CEF, o acordo com o Iphan deve enriquecer a sua programação e permitir a ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural com exposições de qualidade gratuitamente à população. “Pela primeira vez na história  a caixa celebra ACTs com instituições da cultura como o Iphan. Nada é mais social do que usar a cultura como forma de desenvolvimento humano”, disse o presidente da Caixa, Carlos Vieira.

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

A unidade especial do Iphan desenvolve e executa programas de estudo, pesquisa, documentação, difusão e fomento de expressões dos saberes e fazeres do povo brasileiro. Localizado no conjunto arquitetônico do bairro do Catete, Rio de Janeiro (RJ), tombado pelo Iphan, possui um acervo museológico de aproximadamente 17 mil objetos, além de 130 mil documentos bibliográficos e 70 mil documentos audiovisuais.

Caixa Cultural

Programa da Caixa Econômica Federal que administra centros culturais em diversas cidades brasileiras, como Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Os espaços. O objetivo da Caixa Cultural é promover a cultura e a arte, proporcionando acesso a diversas expressões artísticas e culturais para a população. Os espaços oferecem uma variedade de atividades culturais, incluindo exposições de artes visuais, apresentações teatrais e musicais, mostras de cinema, palestras, cursos e lançamentos de livros.

Link: https://www.gov.br/iphan/pt-br/assuntos/noticias/iphan-e-caixa-cultural-celebram-acordo-para-realizacao-de-atividades-culturais
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte