Após 12 anos, Mato Grosso do Sul recebe novo assentamento da reforma agrária
Incra publica edital que estabelece assentamento na Gleba Gleba Água Limpa, na cidade de Cassilândia. Última vez que o estado havia recebido novo assentamento foi em 2013

O Incra publicou nesta quinta-feira (7), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 1.268/2025, criando o assentamento União e Reconstrução, no município de Cassilândia, no Mato Grosso do Sul. A mais nova área de reforma agrária do estado será implantada em um imóvel com 718,7 hectares e terá a capacidade de beneficiar 80 famílias.
A publicação também autorizou o Incra em Mato Grosso do Sul a iniciar a seleção de famílias, para a inclusão como integrantes do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). O processo seletivo será conduzido por uma comissão formada por servidores da autarquia, com as medidas práticas para receber as inscrições dos candidatos e classificar com base nas normas que definem quem pode ser beneficiário.
O último assentamento implantado pelo instituto no estado foi o Nazareth, no município de Sidrolândia, em 2013. A criação do União e Reconstrução marca a retomada do programa de reforma agrária e a superação de entraves jurídicos à implantação de novos projetos do PNRA em Mato Grosso do Sul.
O Incra firma parcerias com os governos estaduais e municipais para a concepção e a instalação dos assentamentos, visando destinar um lote de terra para trabalhadores rurais que desejam cultivar e produzir alimentos.
Além de promover a inclusão social, os projetos contribuem na dinamização da economia regional e estadual, tanto pelos investimentos feitos pelo governo federal, quanto pela produção e serviços agropecuários e agroindustriais decorrentes.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte