Perdeu sua carteira de trabalho? MTE devolve 39 mil carteiras físicas perdidas ou roubadas
Documento pode ser retirado mediante agendamento nas unidades regionais do Ministério do Trabalho e Emprego

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) disponibiliza para consulta 39 mil carteiras de trabalho físicas que foram perdidas ou roubadas e posteriormente devolvidas às unidades regionais do órgão. Os trabalhadores podem verificar se o documento está disponível por meio do sistema CTPS Recuperadas .
Caso a carteira seja localizada, o cidadão deve agendar atendimento e comparecer a uma unidade do MTE, levando um documento de identificação civil, para realizar a retirada. O agendamento está disponível no Sistema de Atendimento Agendado (SAA) .
Segundo a chefe da Divisão da Coordenação de Identificação e Registro Profissional do MTE, Andressa Lemos Rodrigues, a carteira física ainda é necessária em situações específicas. “Muitos trabalhadores precisam da carteira física para comprovar registros de trabalho junto ao INSS ou outras situações”, explica.
Desde 2019, a Carteira de Trabalho Digital substituiu a versão física na maioria das contratações. A emissão do documento físico é feita apenas em casos excepcionais, como para servidores públicos, trabalhadores de associações internacionais ou registros de vínculos anteriores à digitalização.
A versão digital, disponível pelo aplicativo ou no portal Gov.br , elimina a necessidade de anotações em papel, já que as informações são registradas eletronicamente pelo empregador por meio do eSocial.
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