MTE qualifica egressos do sistema prisional, familiares e comunidade no Rio de Janeiro
Projeto do Programa Manuel Querino oferece cursos gratuitos e amplia oportunidades de qualificação social e profissional

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), está qualificando 300 egressos do sistema prisional e seus familiares em cursos na área de tecnologia digital na região de Padre Miguel, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A primeira etapa do projeto, destinada a 120 familiares de pessoas privadas de liberdade, teve sua aula inaugural no dia 21 de agosto, na Nave do Conhecimento de Padre Miguel, com a presença de cursistas e autoridades.
A diretora do Departamento de Qualificação Social e Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego, Cristina Kavalkievicz, participou da aula inaugural e destacou a importância social da iniciativa. “Um idoso, irmão de um detento e aluno do projeto, disse que ter um parente no sistema prisional gera um estigma e constrangimento muito grande para toda a família”, contou.
Segundo a diretora, os relatos mostram que os cursos ampliam os horizontes e trazem novas oportunidades para os participantes. Ela também ressaltou que a maioria dos alunos são mulheres jovens e negras, muitas vezes usadas em atividades ilícitas por marido, namorado ou irmão. “Ver a política pública acontecendo dentro das comunidades e transformando vidas é fortalecedor”, afirmou. “Quando se vê e escuta as pessoas se manifestando, falando lá na ponta, a gente vê o nosso trabalho acontecendo”, acrescentou.
Esse projeto, conforme Cristina, envolve a comunidade local, que informa o tipo de política que necessitam. “Se nós não escutarmos a comunidade, a política não acontece na ponta”, finalizou.
Na primeira etapa, 120 familiares de pessoas privadas de liberdade estão sendo qualificados. A fase seguinte destinará 180 vagas para mulheres do sistema prisional, distribuídas em turmas de 60 pessoas.
Projeto Conectando Futuros
O projeto Conectando Futuros: Capacitação em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para a Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania é realizado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o MTE. São oferecidos quatro cursos gratuitos: Desenvolvimento de Jogos Digitais, Letramento Digital, Programação de Serviço WEB e Introdução à Produção Audiovisual.
Ao todo, o programa prevê 1.250 vagas distribuídas em quatro estados: Tocantins (Palmas, Gurupi e Araguaína), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Amazonas (Manaus) e Rio de Janeiro (capital).
Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional – Desde o final de 2023, o PMQ firmou parceria com 12 universidades e 8 institutos federais para oferecer 33 mil vagas em cursos de qualificação pelo país. Desde sua criação, o programa já disponibilizou mais de 182 mil vagas em parceria com estados, municípios, conveniados do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e organizações da sociedade civil, contribuindo para a inclusão social e profissional de milhares de pessoas.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte