Relações exteriores

Brasil questiona EUA por tarifaço na Organização Mundial de Comércio

Ministério das Relações Exteriores informa que apresentou pedido de consultas aos Estados Unidos junto à OMC

Agência Gov | via MRE
06/08/2025 15:30
Brasil questiona EUA por tarifaço na Organização Mundial de Comércio
MRE
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da OMC, em junho deste ano

O Ministério das Relações Exteriores emitiu a seguinte nota nesta quarta-feira (6/8):

O Brasil apresentou pedido de consultas aos Estados Unidos da América (EUA) no âmbito do Sistema de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A solicitação questiona medidas tarifárias aplicadas por meio das Ordens Executivas intituladas “Regulamentação das Importações com uma Tarifa Recíproca para Corrigir Práticas Comerciais que Contribuem para Elevados e Persistentes Déficits Comerciais Anuais em Bens dos Estados Unidos”, de 2 de abril de 2025, e “Abordagem de Ameaças aos Estados Unidos por parte do Governo do Brasil”, de 30 de julho de 2025. Somadas, as medidas podem resultar na aplicação de tarifas de até 50% sobre ampla gama de produtos brasileiros.

As sobretaxas foram adotadas com base em legislações dos EUA, como a Lei dos Poderes Econômicos de Emergência Internacional (“International Emergency Economic Powers Act” – IEEPA) e a Seção 301 da Lei de Comércio norte-americana de 1974.

Ao impor as citadas medidas, os EUA violam flagrantemente compromissos centrais assumidos por aquele país na OMC, como o princípio da nação mais favorecida e os tetos tarifários negociados no âmbito daquela organização.

As consultas bilaterais, concebidas para que as partes busquem uma solução negociada para a disputa antes do eventual estabelecimento de um painel, são a primeira etapa formal no âmbito do sistema de solução de controvérsias na OMC.

O governo brasileiro reitera sua disposição para negociação e espera que as consultas contribuam para uma solução para a questão.

A data e o local das consultas deverão ser acordados entre as duas partes nas próximas semanas.

Saiba mais sobre as ações do Governo Federal para enfrentar o tarifaço de Trump

Link: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/pedido-de-consultas-aos-estados-unidos-na-omc-relativo-a-tarifas-impostas-a-produtos-brasileiros
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte