Agricultura

Projeto Alimentar leva hortas solidárias a áreas urbanas

Ação para produção de alimentos saudáveis e combate à fome é realizada pelo Mapa em parceria com associação do Mato Grosso

Agência Gov | Via Mapa
03/08/2025 10:00
Projeto Alimentar leva hortas solidárias a áreas urbanas
Divulgação/Mapa
Projeto apoia a produção de alimentos saudáveis, incentiva a sustentabilidade, capacitação e oportunidade de geração de renda

Idealizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com a Associação Mato-grossense de Inclusão Social e Agricultura Familiar (Amais), o projeto Alimentar contempla a implantação de hortas solidárias em áreas urbanas visando a produção de alimentos saudáveis, incentivo à sustentabilidade, capacitação e oportunidade de geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Neste sábado (2/8), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizou uma visita técnica à horta solidária do projeto Alimentar localizada na em uma área de aproximadamente 2,5 hectares na Avenida da FEB, em Várzea Grande, no Mato Grosso.

“O Governo Federal vem incentivando a implementação de hortas urbanas em todo o país levando tecnologia, trabalho, oportunidades e combatendo a fome. Aqui em Mato Grosso, o Mapa, com as parcerias que está realizando, já está realizando esse trabalho na Baixada Cuiabana e vamos ampliar para muito mais lugares”, explicou o ministro.

No local, a iniciativa conta com apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e da superintendência da Polícia Rodoviária Federal no estado de Mato Grosso (PRF-MT) que cederam o terreno. Também são apoiadores do projeto instituições como a Energisa, que destina material orgânico utilizado na cobertura de solo, dando destino correto à poda de árvores em Cuiabá; o frigorífico Marfrig, que doa material orgânico dos currais para utilização como adubo, e outros.

Ainda em fase inicial, o projeto já conta com 350 famílias cadastradas recebendo esses alimentos e também cinco entidades com a Apae, escolas, creches e outras instituições de caridade que desenvolvem atividades como distribuição de sopão e alimentos em apoio às famílias vulneráveis.

Os alimentos são distribuídos quinzenalmente para as famílias cadastradas, que recebem uma cesta com diferentes tipos de verduras e hortaliças produzidos nas hortas do projeto. O cadastro é feito com apoio de profissionais de assistência social. As famílias devem estar inscritas no CADÚnico e as instituições são visitadas antes do cadastramento.

Em Mato Grosso, já são três hortas solidárias em funcionamento, localizadas nos municípios de Várzea Grande, Cuiabá e em Nossa Senhora Livramento. As duas primeiras já estão em fase de produção e a terceira, localizada na Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também será destinada à pesquisa para o desenvolvimento de tecnologia da olericultura na Baixada Cuiabana.

Link: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/projeto-alimentar-beneficia-mais-de-350-familias-na-baixada-cuiabana
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte