Rede GOV.BR contribui para a gestão administrativa de municípios
Programa desenvolvido pelo Ministério da Gestão promove a transformação digital em estados e municípios, entre eles Teresópolis (RJ) e Amargosa (BA)

O trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para a poiar e ampliar a transformação digital já melhorou a gestão administrativa de diversas cidades brasileiras, entre elas Teresópolis (RJ) e Amargosa (BA). Os dois municípios fazem parte da Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR), desenvolvida com o objetivo promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras de Governo Digital. No momento, todos os estados brasileiros e 2.149 cidades fazem parte do programa.
Em Teresópolis, o diretor de Governança e Dados, Cleiton Evandro Corrêa Pimentel, conta que a adesão à Rede GOV.BR trouxe avanços significativos para a gestão municipal. Entre os destaques estão a eficiência administrativa, a redução de burocracias e a automatização de processos internos. Segundo o diretor, isso otimizou tempo e recursos da cidade, com mais de 176 mil habitantes.
Uma das soluções implantadas a partir da participação na rede foi o Acesso GOV.BR. “A segurança e a fidedignidade das informações também foram fortalecidas com o uso do login único GOV.BR, garantindo autenticação confiável e melhorando a proteção de dados e a rastreabilidade das ações. Além disso, a experiência do cidadão foi aprimorada com o acesso facilitado e unificado aos serviços digitais, aumentando a confiança da população na Administração Pública”, disse.
De acordo com o diretor, Teresópolis implantou uma Estratégia de Governo Digital (EGD) com base em três dimensões: avaliação da maturidade digital ; planejamento estratégico para a transformação digital ; e capacitação de servidores e governança de dados . “Um dos pilares dessa estratégia é o uso do login único do GOV.BR, que garante segurança, confiabilidade e integração na oferta de serviços digitais”, complementou.
Estratégia Nacional
Um dos principais objetivos da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD) é que estados e municípios façam como Teresópolis e tenham uma E N GD publicada. “A ENGD é uma das principais medidas do governo para ampliar a integração federativa em todo o Brasil. Estamos usando a Rede GOV.BR para impulsionar as recomendações desse documento para todos os gestores de estados e municípios”, explicou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “É gratificante saber que Teresópolis já possui a sua”, acrescentou .
Lançada em 2024, a ENGD se trata de um conjunto de recomendações estratégicas que tem por objetivo articular e direcionar as iniciativas de governo digital entre todos os entes federados, de modo a ampliar e simplificar o acesso do cidadão aos serviços públicos. Entre os objetivos da ENGD estão a Qualidade dos Serviços Públicos; Identificação Única do Cidadão; Privacidade e Segurança; e Inteligência de Dados.
Amargosa
Localizada a 237 km de Salvador (BA) , Amargosa é um município com aproximadamente 36 mil habitantes. O secretário de Administração, Finanças e Desenvolvimento Institucional, Joanildo Borges, revela que a adesão da cidade à Rede GOV.BR aconteceu em agosto do ano passado. “ E j á utilizamos diversas soluções do g overno f ederal para agilizar a administração e facilitar o acesso da população aos serviços municipais”, contou.
Para Joanildo , o Autodiagnóstico da Rede GOV.BR foi fundamental para conhecer a maturidade digital da cidade. “Foi possível conhecer conceitos e ferramentas essenciais para o alargamento planejado dos serviços digitais”, afirmou. Essa solução auxilia os gestores municipais a identificarem os seus principais desafios e a construírem planos de ação orientados para acelerar a transformação digital.
O secretário também recomenda a adesão aos demais gestores de cidades que não fazem parte da rede. “Somente em conjunto, poderemos superar as limitações e dificuldades municipais, promovendo a constante digitalização dos serviços públicos e a oferta de soluções ágeis, acessíveis e confortáveis para o cidadão”, encerrou.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte