Série 'Adolescentes e o Mundo Digital' do Canal Educação debate superexposição a telas
Segundo episódio do programa vai ao nesta segunda (18/8), às 18h30, na TV do MEC. Encontro discute as oportunidades para o desenvolvimento integral e a superexposição a telas na adolescência

Nesta segunda-feira (18/8), o Canal Educação, TV do Ministério da Educação (MEC), transmite o segundo episódio da série Adolescentes e o Mundo Digital. A produção, que vai ao ar todas as segundas-feiras, às 18h30 (horário de Brasília, aborda o ensino integral como um caminho para um aprendizado mais amplo, para além do currículo tradicional, levando em consideração as dimensões intelectual, física, afetiva, social e cultural, perpassando pela mediação das tecnologias de informação e comunicação.
O programa integra uma das ações do governo federal no contexto do Programa Escola das Adolescências e a Estratégia Nacional Escolas Conectadas .
Entre os pontos do debate está o acesso às plataformas digitais, que, na teoria, seria igual para todos e como a escola precisa estar inserida nesse contexto a partir da educação digital. Além disso, o bate-papo também aborda o documento Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Usos de Dispositivos Digitais, lançado pelo governo federal para auxiliar famílias e escolas a criarem um ambiente digital mais seguro para cidadãos em formação.
Nesse episódio, o MEC é representado pelas coordenadoras-gerais de Tecnologia e Educação, Ana Dal Fabbro; e de Educação Integral, Raquel Franzim. Também participam do debate o gerente de Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria Muncipal de Educação (SME-RJ), Pedro Bárbara; a secretária Nacional de Direitos das Crianças e Adolescentes do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Pilar Lacerda, além de familiares e alunos do Centro Fundamental nº 4 de Brasília.
Adolescentes e o Mundo Digital – A série é um bate-papo entre adolescentes e especialistas da área de educação sobre temas ligados à adolescência e sua relação com o mundo digital. Nessa temporada, ao longo de quatro episódios, alunos dos anos finais do ensino fundamental debatem com convidados os temas: tempestade hormonal, oportunidades para o desenvolvimento integral, clima escolar e saúde mental e masculinidades, comunidade de ódio e mediação nas redes.
Escola das Adolescências
O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que: conecte-se com as diversas formas de se viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
A política inclui produção e divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, assim como incentiva financeiramente escolas priorizadas, segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, encoraja maior conexão com as características dos anos finais, para apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar. Suas estratégias se dividem em três eixos: governança; organização curricular e pedagógica; e desenvolvimento profissional.
Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), coordenada pelo MEC e o Ministério das Comunicações (MCom), reuniu todas as políticas públicas relacionadas e em andamento no governo federal.
Para atingir seus objetivos, a Enec definiu, com base em parâmetros de referência, a conectividade adequada para as escolas, que deve permitir: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.
Série Adolescentes e o Mundo Digital
● Episódios inéditos: Toda as segundas-feiras, às 18h30 (horário de Brasília)
● Reprises: Segundas, às 12h, 17h15 e 23h30;
● Terças às 3h30, 10h45 e 20h30;
● Quartas: às 12h e 17h15;
● Sábados às 10h; e
● Domingos às 14h.
● Onde assistir: sintonizando na TV - canal 1.3 (SP) e 2.3 (demais estados) - pelo Canal Educação no YouTube ou pelo canal do MEC no YouTube
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte