Iphan exibe novo videocast com ministras e convidados sobre patrimônio cultural brasileiro
Produzido em parceria com a EBC, atração terá quatro episódios exibidos na TV aberta toda quinta-feira de agosto, às 19h30

Neste agosto, mês em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural, em 17 de agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança um videocast de quatro episódios sobre o patrimônio cultural brasileiro. Produzido em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o programa Nosso Patrimônio traz conversas do presidente do Iphan, Leandro Grass, com ministras de Estado e representantes da sociedade civil sobre bens culturais reconhecidos e protegidos pelo Estado Brasileiro.
Exibido na TV aberta pelo Canal Gov nas quintas-feiras de agosto, às 19h30, o projeto aborda a atuação do Iphan, a relação da população com o patrimônio nacional e como ele pode ser usado como vetor de desenvolvimento sustentável do país.
O episódio de estreia, no dia 7, traz a ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, e o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Gabriel Magno, que debatem educação patrimonial e a tarefa de inspirar nas novas gerações o valor pelo patrimônio.
Os demais vão abordar ainda a vida nas cidades históricas tombadas, os patrimônios negros e indígenas e a relação entre desenvolvimento sustentável e patrimônio cultural.
Leia também
• Mês do Patrimônio: confira programação de atividades culturais no Rio de Janeiro
“Esse projeto ressalta aquilo que faz do Brasil o Brasil: o nosso patrimônio cultural”, diz o presidente do Iphan, Leandro Grass. “Num país tão grande e diverso como o nosso, patrimônio é aquilo que nos conecta como um só povo, uma só nação. E essas conversas mostram isso, servindo para lembrar o papel do Estado na proteção desses bens culturais, a necessidade de reparação a grupos historicamente excluídos e também como toda a sociedade pode contribuir, ajudando, por meio do patrimônio, a construir um país mais rico, justo e sustentável.”
Além das datas de estreia de cada episódio, o videocast Nosso Patrimônio também terá reprises na programação do Canal Gov, nas sextas-feiras à 0h30, 3h30, 9h e 14h; nos sábados às 18h30; e à meia-noite (0h) dos domingos para as segundas. Os episódios também terão espaço na programação da Rádio Gov e poderão ser assistidos nos canais de YouTube do Canal Gov e do próprio Iphan.
Leia também
• Mês do Patrimônio: confira programação de atividades culturais no Rio de Janeiro
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte