Lula recebe presidente do Panamá e busca avanço em negociações de acordos de comércio
O Panamá é o primeiro país da América Central a vincular-se ao Mercosul, na condição de estado associado. Durante a visita, representantes dos dois países firmam cooperação entre o Ministério dos Portos e Aeroportos e a Autoridade do Canal do Panamá

A convite do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Presidente do Panamá, José Raúl Mulino, realiza visita oficial ao Brasil, nesta quinta-feira (28/8), acompanhado de comitiva ministerial e empresarial. O presidente panamenho e seus ministros serão recebidos pelo presidente Lula no Palácio do Planalto e, após reuniões, será assinado um memorando de entendimento de cooperação entre o Ministério dos Portos e Aeroportos e a Autoridade do Canal do Panamá.
O Panamá, primeiro país da América Central a vincular-se ao Mercosul, na condição de estado associado, tem importância que transcende seu entorno imediato, devido à sua localização estratégica e infraestrutura aeroportuária. O Brasil foi o 15º maior usuário do Canal do Panamá em 2024, havendo grande margem para o aumento desse fluxo.
Durante a visita, Brasil e Panamá buscarão também avançar nas negociações de acordos de comércio e investimento. Em 2024, o comércio bilateral entre os dois países atingiu US$934,1 milhões, fazendo do Panamá o maior parceiro comercial brasileiro na América Central.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte