Brasil fora do Mapa da Fome, Programa Acredita e avanços do Bolsa Família no 'Bom Dia, Ministro'
Entrevista com rádios e portais de diferentes regiões será transmitida ao vivo a partir das 8h

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, é o convidado do Bom Dia, Ministro desta quinta-feira, 7 de agosto. Durante a entrevista com rádios e portais de várias regiões do país, o ministro vai detalhar a saída do Brasil do Mapa da Fome, o fortalecimento do Programa Acredita como estímulo ao empreendedorismo e ao acesso ao emprego, e a marca de 1 milhão de famílias que deixaram o Bolsa Família após melhorarem de vida.
MAPA DA FOME – Durante a entrevista, Dias vai detalhar o anúncio feito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em 28 de julho, em Adis Abeba, na Etiópia. O resultado, baseado na média trienal 2022/2023/2024, coloca o Brasil abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou sem acesso suficiente à alimentação. A conquista foi alcançada em apenas dois anos, revertendo um cenário crítico registrado em 2022.
Acompanhe, ao vivo
PROGRAMA ACREDITA – O ministro falará também sobre o Programa Acredita no Primeiro Passo, criado para apoiar famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico. A iniciativa oferece cursos de capacitação profissional, apoio na busca por emprego e incentivos ao empreendedorismo, como microcrédito com juros reduzidos e orientação especializada. O programa dá atenção especial a mulheres, jovens, pessoas com deficiência, comunidades negras e populações tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas.
BOLSA FAMÍLIA – Os avanços do Bolsa Família e os resultados na geração de emprego e renda também estarão no rol de assuntos abordados pelo ministro durante o programa. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que, das 1,7 milhão de vagas com carteira assinada criadas no Brasil em 2024, 98,8% foram preenchidas por pessoas cadastradas no CadÚnico, sendo que 75,5% eram beneficiários do Bolsa Família. Em agosto, 958 mil famílias deixaram de receber o benefício, e a maioria (536 mil) cumpriu 24 meses na Regra de Proteção, por terem alcançado renda mensal entre R$ 218 e meio salário mínimo por pessoa.
AO VIVO – O Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h, em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de A Voz do Brasil.
PARTICIPE – Emissoras e jornalistas interessados em participar do Bom Dia, Ministro podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte