Abin discute respostas a ameaças extremistas em preparação para a COP 30
Exercício em Belém simulou ataques a infraestruturas críticas e reuniu órgãos públicos e privados

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) realizou em Belém um Exercício de Mesa com órgãos públicos e entidades privadas envolvidos na organização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças do Clima (COP 30). A atividade teve como tema o Extremismo Violento e simulou ameaças a infraestruturas críticas da cidade.
O Exercício de Mesa é uma atividade de capacitação que simula, em ambiente controlado, situações de crise ou de risco à segurança, permitindo que diferentes instituições testem respostas integradas e definam protocolos de atuação. Nesse formato, os participantes discutem cenários hipotéticos e estratégias de enfrentamento, sem a necessidade de emprego de meios operacionais em campo.
De acordo com a ABIN, a iniciativa busca fortalecer a preparação para a conferência.
Nos últimos anos, o Brasil experimentou um agravamento das ameaças relacionadas ao extremismo violento. O exercício desta semana busca fomentar as nossas capacidades de prevenção e enfrentamento de ameaças à integridade do Estado e da sociedade, no contexto da Cúpula de Líderes e da COP30”, afirmou Ana Ribeiro, diretora do Departamento de Inteligência Externa da Abin, responsável pela abertura do evento
O exercício em Belém foi conduzido como atividade complementar do Curso de Contraterrorismo e Contraextremismo Violento, ministrado a participantes de diferentes instituições e com previsão de encerramento em outubro.
Entre os participantes, a avaliação foi positiva. “O exercício trouxe um olhar fora da caixa, com cada participante contribuindo para a formação de um olhar amplo sobre o tema. Os conceitos que foram apresentados em Contraextremismo vai nos possibilitar saber como agir em casos extremos”, destacou a tenente-coronel Ilanise Rodrigues, assessora da Diretoria de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará.
Como órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), a Abin tem a atribuição de conduzir atividades de construção de capacidades em temas de Inteligência de Estado. Além disso, a Agência integra a matriz de responsabilidades de segurança da COP 30.
Órgãos participantes
Agência Brasileira de Inteligência
Banco Central do Brasil
Casa Militar da Governadoria do Estado do Pará
Companhia de Saneamento do Pará
Corpo de Bombeiros Militar do Pará
Defesa Civil do Pará
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
Equatorial Energia
Exército Brasileiro
Força Aérea Brasileira
Gabinete de Segurança Institucional
Guarda Municipal de Belém
Instituto Evandro Chagas
Marinha do Brasil
Polícia Civil do Pará
Polícia Federal
Polícia Militar do Pará
Polícia Rodoviária Federal
Secretaria de Saúde Pública do Pará
Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará
Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém
Vivo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte