Brasília recebe projeções na Esplanada em homenagem ao 7 de Setembro
Além das imagens no Congresso Nacional e Museu Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal também receberam iluminação especial em alusão à data

Projeções especiais em celebração ao Dia da Independência estão sendo exibidas em prédios públicos de Brasília até o próximo domingo (7/9). Elas apresentam imagens com as cores da bandeira brasileira e iluminam diariamente as fachadas do Congresso Nacional e do Museu Nacional, sempre das 18h às 23h.
As projeções representam o povo brasileiro e reforçam o orgulho do Brasil ser um país soberano. Além das imagens, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal também receberam iluminação especial em homenagem à data.
As celebrações culminam no tradicional desfile de 7 de Setembro, que neste ano terá duração de duas horas e será estruturado em três eixos temáticos: Brasil dos Brasileiros; COP 30 e Novo PAC; e Brasil do Futuro. A programação também inclui a participação das tropas das Forças Armadas — Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira — e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e autoridades.
Programação
O acesso do público às arquibancadas será a partir das 6h30. A recepção oficial ao presidente Lula está prevista para ocorrer a partir das 9h e, em seguida, começa o desfile, marcado pela execução do Hino Nacional e pela parada Cívico-Militar.
Os blocos do desfile estão organizados da seguinte forma:
• Eixo Temático 1: Brasil dos Brasileiros
• Eixo Temático 2: COP 30 e Novo PAC
• Eixo Temático 3: Brasil do Futuro
A programação prossegue com:
• Desfile Motorizado
• Apresentação da Pirâmide Humana
• Desfile cavalaria
• Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
• Honras militares e encerramento
No Canal Gov, a transmissão terá início às 8h30, com a apresentação de um programa especial com reportagens, links ao vivo da Esplanada dos Ministérios, do Rio de Janeiro e de São Paulo e convidados especiais.
Além da participação do público via redes sociais, a emissora contará com representantes do governo federal e de cada uma das Forças Armadas, que vão falar sobre os detalhes da cerimônia.
Já a Rádio Gov entrará em rede, ao vivo. Emissoras de rádio de todo o país poderão retransmitir o desfile pelo mesmo sinal de satélite do programa A Voz do Brasil ou por streaming. Para os ouvintes, a cobertura completa estará disponível no player do portal, no endereço radiogov.ebc.com.br.
Além das transmissões em seus veículos, a EBC será a responsável também pela geração de imagens para os demais canais de televisão.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte