INSS leva cidadania a comunidades indígenas no Araguaia
Ação conjunta com Defensorias Públicas leva serviços previdenciários e jurídicos ao território Karajá em três estados da região do Araguaia

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com as Defensorias Públicas de Mato Grosso (DPE-MT), Tocantins (DPE-TO) e Goiás (DPE-GO), participou da segunda edição do projeto Defensorias do Araguaia, nos territórios indígenas de São Domingos (Mato Grosso), Fontoura (Tocantins), Bdè-Buré e Buridina (Goiás).
A ideia é levar cidadania e atendimento jurídico às comunidades indígenas Karajá nos três estados. A edição de 2025 percorreu diferentes aldeias da região do Araguaia entre os dias 25 e 29 de agosto. No primeiro dia, os atendimentos ocorreram na Aldeia São Domingos (MT); no dia 27, na Aldeia Fontoura (TO); e foram concluídos, no dia 29, nas aldeias Bdè-Buré e Buridina, em Aruanã (GO).
Para o gerente-executivo do INSS em Cuiabá (MT), Odair Egues, a ação demonstra a força do trabalho em equipe. “Essa parceria entre as gerências do INSS e as Defensorias Públicas mostra que, quando unimos esforços, conseguimos chegar ainda mais longe. Levar atendimento previdenciário a comunidades indígenas em regiões de difícil acesso é reafirmar o compromisso do INSS com a inclusão, a cidadania e a justiça social”, destaca Egues.
Já o chefe da Seção de Administração de Informações de Segurados da Gerência-Executiva (GEX) Cuiabá, Thompsom Queiroz de Campos, comenta que o Programa de Educação Previdenciária faz parte do compromisso do Instituto com a cidadania. “Esta edição foi emocionante e de muito aprendizado. Fazer a diferença na vida das pessoas, levando um atendimento humanizado, respeitoso e resolutivo, é certamente o que nos motiva a continuar nesta missão como servidores”, afirma o gestor.
Marlon Dias Sobrinho, da GEX Palmas (TO), avalia que a experiência facilitou o acesso a serviços essenciais para aquela comunidade, fortalecendo a inclusão social. “A Previdência Social cumpriu sua missão indo ao encontro dos segurados, proporcionando-lhes um atendimento direto e próximo de suas realidades”, ressalta.
Entre os atendimentos prestados, Hariwaque Karajá recebeu os documentos referentes ao falecimento do filho. Com a emissão da certidão de óbito, ela solicitou uma pensão por morte, benefício que a auxiliará na criação do neto. O cacique Waxio Karajá celebrou a iniciativa: “A cidade é longe, tudo é difícil. Hoje, com essa ação, fizemos tudo aqui. Isso facilita muito para a gente. Estou muito feliz, meu povo está feliz”, comemora.
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- Descrição da imagem: Hariwaque Karajá recebe atendimento de servidores do INSS, durante a segunda edição do projeto Defensorias do Araguaia. Foto: Secom/MT INSS.
Nos cinco dias de ação, a GEX Cuiabá realizou 284 atendimentos à população local. Entre os serviços mais procurados estavam orientação e informação previdenciária, emissão de extratos, solicitação de benefícios e entrega de documentos necessários. Além disso, foram feitas cinco avaliações sociais e duas apresentações de informações por profissional da GEX Anápolis.
No âmbito da GEX Palmas, foram 47 atendimentos. A maioria correspondeu a protocolos de aposentadoria por idade. Também foram realizados protocolos de outras formas de aposentadoria, benefícios por incapacidade, recursos, revisões, entregas de documentos, emissão de senhas Gov.br e extratos do CNIS e de créditos. Além disso, a equipe prestou orientações e esclarecimentos ao público sobre os benefícios previdenciários.
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