Previdência

INSS presta atendimento em 12 comunidades quilombolas no Pará

Servidores levam serviços previdenciários a comunidades quilombolas e municípios do interior do Pará, em parceria com o TRT-8 e o TJPA

Agência Gov | Via INSS
01/09/2025 16:20
INSS presta atendimento em 12 comunidades quilombolas no Pará

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está realizando, esta semana, atendimento móvel presencial no Pará. As atividades começaram nesta segunda-feira, dia 1º, em Novo Progresso e na comunidade quilombola de Serrinha, localizada no município de Oriximiná, no oeste do estado. Na quinta-feira (4), a equipe de atendimento segue para o território quilombola de Varjão, também em Oriximiná, enquanto outro grupo de servidores estará na sede municipal de Trairão. Os servidores permanecerão nessas localidades até sexta-feira (5).

“Com seu gigantesco território, o Pará necessita de ações assim. E o INSS precisa levar seus serviços aos cidadãos impossibilitados de se dirigirem aos centros urbanos, em especial aos povos tradicionais e originários, como é o caso desta missão”, destaca o servidor José Américo, que atua em Oriximiná. No município, o objetivo é atender um total de 12 territórios quilombolas, abrangendo as comunidades de Serrinha e Varjão.

O INSS realiza esses trabalhos locais em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), em Novo Progresso e Trairão, e com o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), em Oriximiná. As populações locais terão acesso a serviços como requerimentos e consultas de benefícios, agendamentos em geral, além de orientação e informações previdenciárias.

Acompanhe as redes oficiais do INSS: 

- Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
- Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
- X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
- Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
- YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
- TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br

Link: https://www.gov.br/inss/pt-br/inss-presta-atendimento-em-12-comunidades-quilombolas-no-para
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte