Ministro pede cooperação da ONU Turismo para ampliar representatividade da COP 30
Ministro Celso Sabino, presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, enviou carta aberta a países membros da organização sobre a relevância da Conferência do Clima, que acontece em novembro deste ano, em Belém

O ministro do Turismo, Celso Sabino, entregou ao secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, carta aberta em que conclama a participação e ampliação da representatividade dos países-membros do organismo internacional na Conferência do Clima de Belém, em novembro. Sabino, que é presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, defende a cooperação dos integrantes e afiliados para proporcionar ampla presença internacional no mais importante evento do ramo no planeta.
No texto, o representante brasileiro reforça a importância da realização do encontro global no maior bioma do planeta, a Amazônia, e o papel do turismo sustentável e resiliente no combate às mudanças climáticas que afetam o mundo.
Vamos trabalhar, juntos, para criar um roteiro que leve a uma conferência colaborativa, que represente um avanço real para a adoção do turismo sustentável e resiliente. A COP 30 é a nossa chance de transformar definitivamente o setor, garantindo que ele seja um pilar de crescimento econômico de forma sustentável. Não podemos perder essa oportunidade”, ressalta Celso Sabino.
O ministro pontua ainda a relevância da promoção da Conferência na Amazônia. “Não podemos perder a oportunidade de oferecer aos nossos líderes globais a chance de debaterem o futuro do planeta dentro de um laboratório vivo e de sentir a urgência de manter a Floresta Amazônica protegida. Um bioma que sustenta não só o equilíbrio climático global, mas milhares de famílias que tiram seu sustento da floresta, inclusive por meio do turismo”, acrescenta o ministro.
Outro ponto ressaltado pelo ministro brasileiro é que o governo federal investe fortemente na preparação de Belém para a Conferência do Clima, a fim de aprimorar a capacidade da capital paraense de bem acolher os participantes do evento.
Uma das ações do Ministério do Turismo é a oferta de financiamentos em condições especiais a empreendedores privados por maio do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), que proporciona capital de giro, obras e a aquisição de equipamentos. Além disso, o Ministério do Turismo, por meio de um convênio junto à Secretaria de Estado de Turismo do Pará, investe R$ 4 milhões na instalação de 670 placas de sinalização turística em quase 30 roteiros de Belém.
Acesse aqui a página oficial da COP 30 • E aqui a lista de notícias da COP 30 na Agência Gov
PRESENÇAS – O último balanço divulgado pela presidência da COP 30 traz que 79 países já confirmaram hospedagem em Belém com vistas ao evento, enquanto outras 70 nações seguem em negociação. Para reforçar este trabalho, desde o dia 18 de agosto desse ano, uma força-tarefa integrada pela Secop (Secretaria Extraordinária da COP 30), o Ministério do Turismo e o Governo do Estado do Pará promove o atendimento às delegações da conferência.
Por André Martins/Ministério do Turismo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte