Água do São Francisco impulsiona produção e renda em comunidades reassentadas
Ao todo, 18 Vilas Produtivas Rurais (VPRs) estão contempladas, beneficiando diretamente mais de 848 famílias agricultoras nos Eixos Norte e Leste do Pisf

A chegada da água do São Francisco começa a transformar a vida das famílias reassentadas nas Vilas Produtivas Rurais (VPRs) ao longo dos canais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), está implantando sistemas de irrigação que garantem não apenas o uso da água, mas também novas oportunidades de produção e renda no semiárido.
Ao todo, 18 VPRs estão contempladas, beneficiando diretamente mais de 848 famílias agricultoras nos Eixos Norte e Leste do Pisf, com sistemas de irrigação dimensionados para garantir a produção contínua de alimentos, a geração de renda e segurança alimentar nas comunidades.
“O Pisf não se encerra na entrega das obras físicas dos canais. O nosso compromisso, enquanto política pública, é garantir que a água chegue e se transforme em oportunidade econômica para o povo do Nordeste”, afirma Bruno Cravo, diretor do Departamento de Projetos Estratégicos (DPE) da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), pasta vinculada ao MIDR.
Os sistemas de irrigação previstos pelo PBA 16 são adaptados ao perfil produtivo familiar e incluem a implantação de infraestrutura hídrica, assistência técnica e orientações para o manejo agrícola. O objetivo é transformar os reassentamentos em áreas produtivas permanentes, com capacidade de escoamento para mercados locais, programas de compra institucional e redes de abastecimento.
Além da infraestrutura, o programa garante acompanhamento técnico-social para fortalecer a organização comunitária, apoiar o planejamento das atividades agrícolas e incentivar o uso sustentável da água e do solo.
Outras Notícias
• MIDR aproxima comunicadores digitais do Semiárido para ampliar informações sobre o Velho Chico
• Países firmam declaração por solidariedade, igualdade e desenvolvimento sustentável na gestão de desastres
• Microcrédito produtivo impulsiona jovens empreendedores rurais
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte