Alta taxa de comparecimento marca as aplicações do Enamed e Revalida 2025/2
Provas reuniram milhares de participantes em todo o país, com presença acima de 90%. Aplicações ocorreram no último domingo (19)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou, no dia 19 de outubro, as provas do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) e da 1ª Etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior (Revalida) 2025/2.

Os participantes tiveram 5 horas para concluir as provas com 100 questões de múltipla escolha. Quem solicitou atendimento especializado com recurso de acessibilidade para tempo adicional teve até as 19h30 (horário de Brasília/DF) para concluir a avaliação.
Gabaritos – O Inep publicou uma errata dos gabaritos do Enamed. A atualização corrige o gabarito das questões n.º 77 do caderno 1 e n.º 24 do caderno 2, que passam a ter como alternativa correta a letra “B”, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de povos indígenas e ribeirinhos. Os gabaritos atualizados já estão disponíveis na página do Inep e no sistema Enamed.
O prazo para interpor recursos vai até o dia 27 de outubro. O Inep divulgará o resultado final das provas no dia 5 de dezembro.
Sobre os exames – O Enamed é voltado a concluintes de graduação em medicina. Reúne também médicos formados, que podem utilizar os resultados nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare). A prova desses participantes foi composta por 100 questões de múltipla escolha. Já a aplicação da 1ª Etapa do Revalida 2025/2 ocorreu, essencialmente, para a revalidação do diploma médico. Os médicos participantes realizaram uma prova composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha. Nesta edição, não houve a tradicional divisão em P1 (prova objetiva) e P2 (prova discursiva).
Para ambas as provas, as questões foram elaboradas a partir do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI), tendo como base a Matriz de Referência Comum para a Avaliação da Formação Médica, publicada pelo Inep no Diário Oficial da União (DOU). Cada item contou com quatro alternativas e apenas uma resposta correta.
Confira o gabarito do Enamed
Confira o gabarito do Revalida
Acesse o Sistema Enamed
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Enamed
Saiba mais sobre o Revalida
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte