Segurança pública

Brasil reforça protagonismo em missões de paz da ONU

Parceria entre Senasp, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Defesa e Exército prevê ampliação de policiais brasileiros atuando em operações internacionais

Agência Gov | Via MJSP
21/10/2025 13:48
Brasil reforça protagonismo em missões de paz da ONU
Bruno Oliveira/MJSP
Visitação às instalações do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, na Vila Militar, na cidade do Rio de Janeiro

Com o objetivo de verificar in loco as instruções ministradas no Estágio de Preparação para Missões de Paz, o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, visitou, nesta terça-feira (21/10), as instalações do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) — Centro Sérgio Vieira de Mello, conhecido como Casa do Soldado da Paz — localizado na Vila Militar, no Rio de Janeiro (RJ).

Durante a visita, foram consolidados os trabalhos do Grupo de Trabalho Interministerial, formado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Defesa (MD) e Exército Brasileiro, por meio da Inspetoria-Geral das Polícias Militares (IGPM). A iniciativa tem como objetivo ampliar o efetivo de policiais brasileiros em missões de paz no exterior.

“Estamos estreitando relações e aperfeiçoando este projeto, que é muito importante para as nossas forças, pela experiência que se ganha nessas missões de paz no exterior. Isso demonstra que o Brasil continua sendo um país de relações internacionais, que trabalha com a lógica da cooperação internacional, no contexto em que essa cooperação e fraternidade entre os países se tornam cada vez mais necessárias”, afirmou o secretário do MJSP.

Atualmente, dois policiais brasileiros integram a Missão de Assistência Transitória das Nações Unidas na Somália (UNTMIS), que sucedeu à Missão de Assistência das Nações Unidas na Somália (UNSOM). Além desses, outros 72 profissionais foram aprovados no teste da Organização das Nações Unidas (ONU), conhecido como Avaliação para Missão a Serviço (AMS). Estão aptos para atuar em missões de paz:

• 12 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF);
• 12 policiais civis, sendo quatro do Ceará (CE), quatro de São Paulo (SP) e quatro de Mato Grosso do Sul (MS);
• 48 policiais militares, distribuídos em Alagoas (1), Amazonas (1), Bahia (5), Ceará (1), Distrito Federal (15), Mato Grosso (1), Pernambuco (2), Rio de Janeiro (7), Rio Grande do Norte (1), Santa Catarina (7) e São Paulo (7).

O Centro

O CCOPAB é referência na preparação de militares e civis para atuar em missões de paz e humanitárias sob a égide da ONU. Atualmente, o Estágio de Preparação para Missões de Paz (EPMP) conta com 39 participantes, sendo 26 militares das Forças Armadas, cinco policiais militares, dois policiais rodoviários federais e seis estrangeiros — três do Reino Unido e três do Peru.

Criado em 2010, a partir da estrutura do extinto Centro de Instrução de Operações de Paz (CIOpPaz) do Exército Brasileiro, o CCOPAB foi batizado em homenagem ao diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em serviço no Iraque em 2003. O centro tem ampliado seu prestígio internacional, recebendo também militares de países como Argentina, Chile, Estados Unidos, França e Canadá.

Além de cursos, estágios e exercícios avançados voltados a profissionais militares, a instituição oferece programas para o público civil, como o Estágio de Preparação para Assessores de Imprensa em Áreas de Conflito, o Curso de Proteção de Civis e o Curso de Segurança e Salvaguarda em Ambientes com Missão das Nações Unidas.

Link: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/brasil-reforca-protagonismo-em-missoes-de-paz-da-onu
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte