Mulheres

No G20, ministra das Mulheres reforça compromisso brasileiro com igualdade de gênero

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, defendeu políticas de igualdade de gênero e combate à violência contra as mulheres durante reunião do G20, em Joanesburgo

Agência Gov | via MM
31/10/2025 14:00
No G20, ministra das Mulheres reforça compromisso brasileiro com igualdade de gênero
Divulgação

No segundo dia de compromissos da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho para o Empoderamento das Mulheres (WEWG) do G20, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, afirmou nesta sexta-feira (31) que a igualdade de gênero é uma pauta inegociável para o Governo do Brasil. O discurso foi feito durante o painel “Chamado à Ação pela Inclusão Financeira das Mulheres”, que ocorreu em Joanesburgo, na África do Sul.

“Como afirmamos no ano passado, o Brasil se mantém firme ao declarar que a igualdade de gênero é inegociável e que os direitos das mulheres não recuarão um único passo”, enfatizou.

A ministra apontou o diálogo como o melhor caminho para a construção de políticas públicas, incluindo medidas para combater a violência e garantir a inclusão financeira das mulheres.

“É sabido que não saímos deste grupo com uma declaração ministerial ou com um compromisso unânime sobre igualdade de gênero, mas percebemos que compartilhamos preocupações comuns e buscamos enfrentar a violência contra as mulheres baseada em gênero, garantir a inclusão financeira e construir sociedades do cuidado, dando tempo e oportunidades às mulheres”, afirmou.

G20 Mulheres

O Grupo de Trabalho sobre Empoderamento de Mulheres (WEWG) foi criado em 2023, durante a presidência rotativa da Índia. O Brasil deu continuidade aos compromissos e debates do grupo no período em que presidiu o G20, em 2024.

A ministra Márcia Lopes enfatizou que as mulheres não irão abdicar dos direitos já conquistados pelo grupo e disse esperar que as próximas presidências do G20 mantenham os trabalhos para ampliar os resultados.

“Apesar dos desafios, seguiremos com grande confiança e altas expectativas em relação às próximas presidências. Confiamos que elas continuarão a construir esse caminho coletivo em direção à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres em toda a sua diversidade, em nossas diferentes histórias, nações e culturas”, afirmou.

Prioridades

A presidência da África do Sul definiu três prioridades do Grupo de Trabalho de Empoderamento de Mulheres (WEWG) definiu três prioridades:

  • Economia do Cuidado: reconhecer, reduzir e redistribuir o trabalho de cuidado não remunerado.

  • Inclusão Financeira das Mulheres: ampliar acesso a crédito, terras e serviços financeiros.

  • Enfrentamento da Violência de Gênero: consolidar políticas integradas e promover a masculinidade positiva.

Link: https://www.gov.br/mulheres/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2025/outubro/no-g20-marcia-lopes-reforca-compromisso-brasileiro-com-igualdade-de-genero
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte