Segurança pública

Ministério confirma que RJ solicitou transferência de presos para penitenciárias federais

Medida depende de autorização judicial e será atendida assim que os trâmites legais forem concluídos, afirma Ministério da Justiça e Segurança Pública

Agência Gov | Via Ministério da Justiça
28/10/2025 20:45
Ministério confirma que RJ solicitou transferência de presos para penitenciárias federais
Fernando Frazão/Agência Brasil
Durante operação policial no Rio de Janeiro, na terça-feira (28), detidos são conduzidos para a Cidade da Polícia Civil

Em nota, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), confirma que o Governo do Rio de Janeiro solicitou 10 novas vagas nas penitenciárias federais para transferência de presos de alta periculosidade, medida que depende de autorização judicial e será atendida assim que os trâmites legais forem concluídos.

O Rio de Janeiro é atualmente o segundo estado com maior número de presos sob custódia federal, totalizando 59 custodiados de alta periculosidade. Somente em 2025, 12 novas inclusões foram realizadas no Sistema Penitenciário Federal.

Leia também
Lewandowski diz que pedidos do Rio foram atendidos e defende PEC da Segurança Pública

Entre os dias 20 e 23 de outubro, a Senappen realizou a Operação Modo Avião, a pedido da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap/RJ), em unidades prisionais do estado. A ação utilizou equipamento tático de revista eletrônica, com o objetivo de identificar e bloquear sinais de celulares.

A Senappen e a Polícia Penal Federal permanecem à disposição para cooperar e integrar as ações necessárias para o combate ao crime organizado e o fortalecimento da segurança pública.

Link: https://www.gov.br/senappen/pt-br/assuntos/noticias/nota-a-imprensa-14
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte