Padilha chama sociedade para vacinação de crianças e adolescentes neste sábado
Dia D de mobilização para atualizar a caderneta de vacinação é destaque do pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, nesta sexta (17), a partir das 20h30

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fará pronunciamento em rede nacional de rádio e TV nesta sexta-feira (17/10), às 20h30, para chamar a sociedade para o Dia D de mobilização para atualizar caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Neste sábado (18), mais de 30 mil salas de vacinação estarão abertas em todo o país para atender o público. A ação terá parceria com estados e municípios e compõe a Campanha Nacional de Multivacinação, estrelada pela apresentadora Xuxa Meneghel, com o mote: “Vacinar é cuidar de quem você ama — Vacinar é a nossa força”.
Representantes do Ministério da Saúde em apoio à ação em todo o país estarão simultaneamente em capitais como Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Belém, João Pessoa, Recife, Curitiba, Rio de Janeiro, Natal, Porto Alegre e São Paulo.
A campanha de imunização segue até 31 de outubro. Mais de 15 vacinas serão ofertadas gratuitamente, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Ao todo, 22 milhões de doses foram distribuídas. Confira aqui o vídeo da campanha.
Ministro Alexandre Padilha explica a ação e sua importância. Assista
Leia também:
UBS's de todo o Brasil abrem neste sábado para vacinar crianças e adolescentes
Para facilitar o acesso à informação, pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal de crianças e adolescentes pelo aplicativo Meu SUS Digital, que oferece alertas de próximas doses, lembretes e atualização em tempo real por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). O sistema permite acompanhar quais vacinas já foram aplicadas e quais ainda precisam ser tomadas.
Leia o pronunciamento na íntegra:
Meus amigos e minhas amigas, neste sábado 18 de outubro, o governo do presidente Lula, em parceria com estados e municípios, realiza o dia D da vacinação infantil. É o dia de sair de casa, levar nossas crianças para se vacinar, para o Brasil voltar a ser campeão mundial em vacinação.
E olha que coincidência bonita. O dia 18 é também o dia de São Lucas, o padroeiro da medicina e o dia do médico. Quero aqui parabenizar a todos os médicos e médicas e os profissionais de saúde como um todo que se dedicam à ciência e a salvar vidas.
Como pai, médico e brasileiro, eu posso garantir, não existe gesto de amor mais importante do que proteger a vida de uma criança. Neste sábado, vamos vacinar crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. Todos os postos de saúde do país estarão abertos.
São mais de 15 tipos de vacinas disponíveis, contra polio, covid-19, HPV, febre amarela, sarampo e muito mais. Tudo 100% de graça, tudo pelo nosso Sistema Único de Saúde. Nos 35 anos do SUS, a vacinação virou parte da nossa história.
Hoje, o Brasil é um país livre da paralisia infantil, do tétano neonatal, da rubéola e do sarampo. Isso só foi possível porque, décadas atrás, os brasileiros já acreditavam nas vacinas e levavam seus filhos para se proteger. Agora é a nossa vez.
Não vamos negar aos nossos filhos um direito que nossos pais não nos negaram. Enquanto outros países estão vendo o sarampo voltar, o Brasil voltou a ser reconhecido em 2024 como um país livre da doença. Um título conquistado com trabalho, ciência e amor à vida.
E temos mais motivos para comemorar. Aumentamos a cobertura vacinal em 15 das 16 vacinas infantis ofertadas pelo SUS. Isso porque, depois de seis anos de queda, o governo do Brasil voltou a acreditar na vacina, voltou a acreditar na ciência.
Agora, combatemos a desinformação com tecnologia. Criamos a Cadeneta Digital de Saúde da Criança, que já leva informações seguras sobre vacinação para mais de 1 milhão e 800 mil famílias brasileiras. Neste dia a dia da vacinação, eu quero fazer um convite a cada mãe, pai, avó, avô e a cada cuidador.
Vamos viver o lema da nossa campanha. Vacinar é cuidar de quem você ama. Vacinar é a nossa força.
E neste Outubro Rosa, um pedido especial para cada mulher. Ao levar seus filhos para vacinar, não se esqueça de cuidar de você também. O Ministério da Saúde ampliou o acesso à mamografia com novas regras.
Agora, o SUS garante o exame para mulheres de 40 a 74 anos. Hoje, o Brasil tem um governo do lado do povo brasileiro, que cuida de toda a família. Fortalecemos o farmácio popular, garantindo remédios gratuitos e criamos o programa Agora Tem Especialistas, que leva atendimento, exames e cirurgias a quem mais precisa.
De forma rápida, com horários ampliados e até na rede particular. Tudo de graça, pelo SUS. O SUS é uma conquista gigante do povo brasileiro.
Com o SUS, o Brasil vive mais. E é com ele que continuaremos salvando vidas e construindo um país mais justo, saudável e soberano. Neste sábado, vamos vacinar nossas crianças.
Vacinar é amar. Vacinar é proteger. Vacinar é defender o nosso futuro.
Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte