Brasil e Indonésia consolidam cooperação em energia e mineração
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, ao lado do presidente Lula, destaca as potencialidades brasileiras para a atração de novos investimentos no país nos diversos setores da pasta
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou nesta quinta-feira (23/10) em Jacarta, na Indonésia, memorando de entendimento para fortalecer a cooperação bilateral nos setores de energia e mineração entre o Brasil e o país asiático. O acordo abrange as áreas de petróleo e gás, energias renováveis, eficiência energética, modernização de redes elétricas, sustentabilidade mineral.
O memorando prevê a troca de informações sobre a política e regulamentação dos setores, cooperação estratégica, troca de conhecimentos sobre planejamento e eficiência energética, desenvolvimento tecnológico e o incentivo à colaboração entre entidades empresariais e governamentais visando a prospecção de novos negócios e investimentos.
Silveira ressaltou a importância da parceria estratégica com a Indonésia e relembrou o encontro com líderes do país durante reunião de energia do Brics, em Brasília. O acordo reforça e atualiza a parceria entre os países, estabelecido em 2008 por meio de um memorando de entendimento em energia e mineração.
“Estamos transformando esse diálogo em realidade, ao avançarmos na formalização desse memorando. É um atestado prático que nossas economias são complementares e de que as alianças no setor de Minas e Energia são vastas e mutuamente benéficas, permitindo que trabalhemos juntos integrando nossas cadeias produtivas”, afirmou Silveira.
Silveira ressaltou que, assim como o Brasil, a Indonésia é uma potência em biocombustíveis, com o ousado programa de mistura de biodiesel no diesel, atualmente em 35%. Mas o ministro também reforçou a importância da parceria no setor mineral.
“Vemos os biocombustíveis como o caminho rápido para o futuro limpo. Mas o Brasil também está, hoje, no centro das atenções internacionais pelo seu elevado potencial na produção de minerais críticos e estratégicos. O memorando estabelece a cooperação em recursos minerais e sustentabilidade no setor. Reforço para que os investidores indonésios conheçam as oportunidades oferecidas pelo Brasil. Temos uma economia em crescimento, sustentável e com resultados sociais”, finalizou.
Por Ministério das Minas e Energia
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte