Agricultura familiar leva sabores e saberes da Amazônia à COP 30
Quiosques com produtos de famílias agricultoras mostram diversidade dos biomas e fortalecem a economia solidária
A COP 30, que será realizada em Belém (PA), será também um marco para a agricultura familiar brasileira. Os alimentos produzidos por famílias agricultoras estarão disponíveis aos líderes mundiais que estarão na capital paraense para debater soluções climáticas. Ter produtos da agricultura familiar compondo o cardápio da conferência representa um importante avanço na valorização desses trabalhadores do campo.
A inclusão de organizações formadas por agricultores e agricultoras familiares, jovens rurais, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais é resultado do trabalho da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (SEAB/MDA), que desde a sua criação tem atuado na formulação e execução de políticas públicas voltadas à valorização desses produtores. A iniciativa também busca ampliar a participação em grandes eventos, com o objetivo de potencializar o acesso a diversos mercados — locais, regionais, nacionais e internacionais —, contribuindo para o aumento da renda e o fortalecimento das cadeias produtivas.
Os quiosques estarão presentes na Agrizone, ofertando produtos de todas as regiões do Brasil que refletem os saberes e as tradições dos territórios, especialmente da Amazônia. O espaço promove trocas de experiências, inclusão socioprodutiva e dá visibilidade nacional e internacional à agricultura familiar e aos empreendimentos da economia popular solidária. Além disso, os produtos estarão disponíveis para consumo imediato, proporcionando uma experiência sensorial e cultural aos visitantes.
Os quiosques serão coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e contarão com produtos de diversas cooperativas e associações, como a Unisol, Unicafes, Unicrab e Unicatadores, integrantes da Unicopas, que tem atuado para fortalecer o cooperativismo guiado pelos princípios da economia solidária.
A presença do MDA na COP 30 reforça o compromisso do Governo do Brasil com o fortalecimento da agricultura familiar e com a transição ecológica justa, valorizando quem produz de forma sustentável e mantém viva a diversidade dos biomas brasileiros.
Serviço
📍 Local: Espaço Green Zone – Belém (PA)
📅 Data: 10 a 21 de novembro de 2025 – das 9h às 20h
📞 Contato: (61) 9844-0450 – Lucas Lemos (Coordenador de Aquisição de Alimentos – MDA).
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte