Instituto Chico Mendes nomeia 100 novos servidores aprovados em concurso
Nomeações ampliam para 437 o número de servidores convocados no concurso vigente e fortalecem a atuação territorial do ICMBio
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ( ICMBio ) deu início ao processo de nomeação de 100 novos servidores autorizados pelo governo federal, reforçando de forma significativa a recomposição da força de trabalho da autarquia. As nomeações decorrem da Portaria publicada em 10 de novembro pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos , que havia autorizado o provimento adicional de 87 vagas, além da nomeação de outros 13 candidatos por vacâncias decorrentes de chamadas anteriores.
Do total de novos ingressos, 30 são analistas administrativos e 57 analistas ambientais , todos aprovados no concurso público realizado em 2024. As vagas serão distribuídas entre a s ede do Instituto, em Brasília (DF) , unidades de conservação federais e gerências regionais nas cinco regiões do país, fortalecendo a atuação territorial do ICMBio .
Com essas nomeações, o Instituto alcança 437 novos servidores convocados no concurso vigente — incluindo os 350 já nomeados em agosto — ampliando de forma concreta sua capacidade de gestão, fiscalização, pesquisa aplicada, educação ambiental e implementação de políticas públicas de conservação.
O período de posse começa hoje (28) e se estende até 29 de dezembro deste ano, em uma das unidades organizacionais do Instituto Chico Mendes, mediante apresentação do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) emitido por perícia médica oficial e dos documentos necessários para composição do dossiê funcional .
Para o presidente do Instituto , Mauro Pires , a medida representa um marco na trajetória recente de reconstrução institucional e um reforço expressivo à capacidade de gerir as unidades de conservação, desenvolver pesquisa e produzir conhecimento sobre a biodiversidade brasileira. “ Seguimos empenhados em viabilizar o chamamento de todo o cadastro de reserva, pois o ICMBio , como órgão com ampla incidência territorial, precisa de equipes robustas e qualificadas para o desempenho das inúmeras atividades que garantem a proteção da natureza e o atendimento à sociedade” , complementa.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte