Educação

Lula: 'dê oportunidade e coloque dinheiro na educação que o país fará a sua revolução'

Entrega da condecoração, destinada a pessoas que tenham se distinguido por excepcionais serviços prestados à educação, ocorreu nesta sexta (14), no aniversário de 95 anos do MEC

Agência Gov | Via Planalto
14/11/2025 19:17
Lula: 'dê oportunidade e coloque dinheiro na educação que o país fará a sua revolução'
Ricardo Stuckert/PR
Durante o evento que homeageou 262 pessoas, como o economista Gil do Vigor, o presidente Lula relembrou a revolução educacional promovida pelo Prouni, Lei de Cotas e Fies

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira, 14 de novembro, da cerimônia de entrega da Ordem Nacional do Mérito Educativo, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). O Governo do Brasil condecorou 262 pessoas com a honraria, destinada a profissionais que se destacaram em ações para a melhoria e o desenvolvimento do ensino e da educação brasileira. A atual edição se refere aos anos de 2024 e 2025.

A entrega da Ordem Nacional do Mérito Educativo integra as ações de comemoração dos 95 anos do Ministério da Educação (MEC), celebrados nesta sexta (14). Durante todo o ano de 2025, o MEC tem realizado atividades para celebrar a trajetória da pasta, marcada por avanços e conquistas que transformaram a vida de milhões de brasileiros.

Na solenidade, Lula lembrou que, apesar de ser o único presidente do Brasil a não ter um diploma superior, é o que mais construiu faculdades e institutos técnicos. “Se a gente não investir em educação, não tem como fazer esse país dar um salto de qualidade. Não tem como esse país se transformar num país desenvolvido. Não tem como esse país virar competitivo. Não tem como a gente não deixar de ser exportador de commodities e ser exportador de inteligência, de conhecimento. E por isso a gente tem que ter escola e educação de qualidade para todos”, ressaltou.

Lula também relembrou a revolução educacional promovida pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), pela Lei de Cotas e pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). “O povo trabalhador, o povo pobre da periferia, quando passava no vestibular, numa escola privada, que ele via que a mensalidade não ia poder ser paga, ele ia na Caixa Econômica atrás do Fies. A primeira coisa que a Caixa pedia era um fiador. E quem é que vai ser garantidor de um pobre ainda estudante? Nem o pai. Então, o que é que nós fizemos? Decidimos: ‘nós vamos financiar. O Estado vai ser o fiador desse jovem”, relatou. “Dê oportunidade e coloque dinheiro na educação que esse país fará a sua revolução”, concluiu.

CELEBRAÇÃO — O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância da comemoração dupla. “Celebrar esta homenagem no mesmo dia em que o MEC faz aniversário torna essa cerimônia ainda mais significativa e reafirma nosso compromisso com a educação pública forte, democrática e capaz de sustentar o desenvolvimento de um país soberano. As personalidades que aqui hoje recebem essa comenda e as que estão aqui representadas no palco simbolicamente, cada uma delas tem um papel fundamental na construção do Brasil que queremos”, disse o ministro, exaltando a diversidade de perfis dos agraciados. 

RECONHECIMENTO — Os homenageados foram reconhecidos em cinco diferentes graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As nomeações e promoções da Ordem são feitas por decreto do presidente, mediante proposta do ministro da Educação, após parecer favorável do Conselho da Ordem Nacional do Mérito Educativo. A honraria foi criada em 1955 e regulamentada pelo Decreto nº 4.797/2003.

Entre os condecorados estão Ailton Krenak, escritor e ativista (Grau de Grã-Cruz); Gil do Vigor, economista e influenciador (Grau de Grã-Cruz); Rodrigo Mendes, ativista da educação inclusiva (Grau de Comendador), Fernando Gomes de Morais, escritor (Grau de Grã-Cruz); e Ruth Rocha, escritora (Grau de Grã-Cruz). Confira a lista completa de agraciados.

TRANSFORMAÇÃO — Durante a cerimônia, Gil do Vigor contou como as políticas públicas do governo brasileiro transformaram a sua vida positivamente, possibilitando que hoje ele consiga fazer um pós-doutorado na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. “Eu vim do ensino público e do sistema de cotas. Eu fui beneficiado pelo Bolsa Família. Todas as políticas públicas passaram por mim. E eu falo que isso me toca muito, porque eu sou um exemplo de como as políticas de inclusão salvam vidas e dão oportunidades. E hoje agradeço também ao programa Pé-de-Meia, que ajuda tantos jovens do ensino médio, porque a gente sabe que é importante. Nós precisamos trazer os jovens para a educação”, declarou.

PROJETOS DE LEI — No evento, Lula assinou duas mensagens que encaminham ao Congresso Nacional projetos de lei voltados à área de educação. O primeiro altera a Lei Orçamentária Anual (LOA) para autorizar a criação de mais de 8.600 cargos de magistério superior e técnico-administrativo em educação, aumentando o quantitativo de 21.204 para 29.804. Já a segunda proposta cria o Plano Especial de Cargos do MEC, com o objetivo de organizar a força de trabalho no MEC e tratar de maneira igualitária os servidores em exercício na pasta. 

Link: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2025/11/201cde-oportunidade-e-coloque-dinheiro-na-educacao-que-o-pais-fara-a-sua-revolucao201d-diz-lula-ao-entregar-ordem-do-merito-educativo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte