Em Belém, Lula diz a Ursula von der Leyen que espera contar com aportes europeus ao TFFF
O TFFF, sigla em inglês para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, é uma proposta brasileira para preservar florestas. Os dois também conversaram sobre o acordo Mercosul-União Europeia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve encontro bilateral com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no contexto prévio à Cúpula do Clima, em Belém (PA). Na ocasião, Lula apresentou as prioridades brasileiras para a COP30, com destaque para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) e para o Compromisso de Belém pelos Biocombustíveis.
Os dois conversaram na tarde desta quarta-feira (5/11), quando Lula também transmitiu a expectativa brasileira de contar com aportes de países europeus ao TFFF, afirmando que o Fundo constituirá mecanismo financeiro inovador, que gerará dividendos para os investidores e renda para os países que preservam suas florestas.
Lula também destacou os esforços brasileiros para zerar o desmatamento até 2030, bem como o grau de ambição dos Compromissos Nacionalmente Determinados (NDCs) do Brasil para redução das emissões de gases do efeito estufa. A presidenta da Comissão Europeia aludiu ao anúncio da NDC europeia na madrugada de 5/11 e reiterou apoio europeu ao sucesso da COP30 em Belém (PA).
O presidente Lula e a presidenta Ursula von der Leyen também conversaram sobre o Acordo Mercosul-União Europeia como exemplo positivo para o mundo e como aposta no comércio livre e baseado em regras. Ambos reafirmaram a disposição em assiná-lo por ocasião da Cúpula do Mercosul, que será realizada no próximo dia 20 de dezembro, no Rio de Janeiro.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte