Ministro Alexandre Silveira acompanha primeiras entregas do Gás do Povo, em Belo Horizonte
Cerca de 1 milhão de famílias serão contempladas na primeira fase do programa, que inicia a recarga gratuita do botijão de gás em dez capitais brasileiras
O programa Gás do Povo iniciou sua primeira fase nesta segunda-feira (24/11), com a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP de 13 quilos) em dez capitais brasileiras, beneficiando, nesta etapa, cerca de 1 milhão de famílias. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou das primeiras entregas em Belo Horizonte. Serão beneficiadas 52.191 famílias na capital mineira nesta primeira fase do programa.
Lançado pelo presidente Lula em setembro, no Aglomerado da Serra, também em BH, o programa tem como principal objetivo ampliar o acesso ao gás de cozinha no País, levando mais dignidade, saúde e segurança para a população. Ao todo, o programa deverá alcançar mais de 15 milhões de famílias em todo o País até março de 2026, quando estará 100% implementado. Em Minas Gerais, serão 1,2 milhão de famílias atendidas.
“É o maior programa de combate à pobreza energética do mundo. O Gás do Povo é alívio nas contas de cada família, uma economia que ajuda a melhorar a alimentação e a qualidade de vida. Ele também protege a saúde de mulheres e crianças em lares que ainda usam lenha, álcool e querosene para cozinhar. É uma maneira de evitar doenças pulmonares e acidentes com queimaduras”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.
Maria Izabela da Silva, de 39 anos, foi a primeira a chegar à revenda "Gás do Tião" para garantir a recarga do seu botijão de gás. Mãe solo de Stefane, de 16 anos, e moradora de aluguel no bairro Santa Efigênia, ela sustenta sozinha a casa com o Bolsa Família e trabalhos informais.
"Eu não recebia o Auxílio-Gás e, quando descobri que iria ser beneficiada com o Gás do Povo, ainda este ano, fiquei muito feliz. Sou mãe solo e faço bicos para conseguir sustentar a minha casa e, ainda assim, é difícil. Então, toda ajuda é sempre bem-vinda, principalmente para aliviar o orçamento. E receber o gás é muito simbólico, estou muito agradecida”, afirmou Maria Izabela.
Fases
Na etapa inicial, 997,5 mil famílias vão receber a recarga do gás de cozinha gratuitamente em dez estados. Além da capital mineira, Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) terão famílias atendidas nesta primeira fase do Gás do Povo.
As primeiras famílias contempladas já fazem parte da ampliação proposta pelo programa, que vai triplicar o número de atendidos pelo atual Auxílio-Gás. Isso foi possível com o aumento dos recursos e com a melhoria da eficiência no escalonamento do benefício.
As famílias que já recebem o Auxílio-Gás continuarão recebendo o benefício até o final deste ano. Em 2026, elas serão migradas para o Gás do Povo e passarão a receber a recarga do gás de cozinha, em vez do auxílio em dinheiro.
São contempladas pelo programa famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita mensal de até meio salário mínimo. Elas terão direito a 4 a 6 botijões por ano, de acordo com o número de pessoas na família.
A retirada do botijão será feita diretamente nas revendas cadastradas no programa, de forma gratuita. As famílias deverão apresentar o cartão do Bolsa Família, o cartão do próprio programa ou o CPF. O beneficiário receberá um código de validação pelo celular.
Foto: Ricardo Botelho/MME
Revendas cadastradas
Até o momento, Belo Horizonte é a capital com o maior percentual de adesão ao programa pelas revendas. São 81 revendas cadastradas, 32% do total (259), e a tendência é que esse número aumente cada vez mais com a implementação do programa. Somente com as 81 revendas, 69 bairros da capital mineira estão cobertos.
Isso significa que 62% das famílias contempladas estão a menos de 1 km de distância da revenda mais próxima, e outras 32% estão entre 1 e 2 km de suas casas até a revenda.
No Brasil, já são mais de 5 mil revendas cadastradas, número que se aproxima de 10% de adesão em todo o país. O dado é atualizado diariamente.
Confira aqui mais informações sobre o Gás do Povo.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte