Presidente Lula tem encontro bilateral com o primeiro-ministro de Papua Nova Guiné, James Marape
O primeiro-ministro Marape expressou interesse em obter a cooperação do Brasil para o fortalecimento dos setores de agricultura e energia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve encontro, em Belém, no dia 5 de novembro, com o primeiro-ministro de Papua Nova Guiné, James Marape, no contexto da Cúpula de Líderes organizada antes do início da COP 30.
O primeiro-ministro enfatizou tratar-se da primeira vez que participa de uma COP do Clima, decisão que associou ao valor que atribui à liderança brasileira. Expressou firme apoio à inclusão da agenda de florestas nos debates sobre a mudança do clima, lembrando do engajamento de seu país em favor do financiamento da conservação florestal, incluindo a regulamentação de mercados de carbono.
Defendeu, nesse sentido, a iniciativa brasileira de estabelecer o Fundo Florestas Tropicais para Sempre. O presidente Lula agradeceu o respaldo de Papua Nova Guiné ao TFFF e reafirmou a disposição do Brasil de fazer da COP30 a COP da implementação das decisões já tomadas pela comunidade internacional.
Sobre a relação bilateral, o primeiro-ministro Marape expressou interesse em obter a cooperação do Brasil para o fortalecimento dos setores de agricultura e energia. Com o intuito de fortalecer os laços entre Brasil e Papua Nova Guiné, informou sobre a decisão de seu governo de abrir embaixada residente em Brasília e convidou o Brasil a abrir missão em Porto Moresby. Lula sugeriu a sua contraparte a realização de visita de trabalho ao Brasil, para aprofundar a discussão sobre áreas potenciais de cooperação, e comprometeu-se a avaliar a possibilidade de abrir missão diplomática em Papua Nova Guiné.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte