Propostas da pesca e aquicultura estão entre as mais votadas do Mutirão pelo Clima
Mobilização do setor garantiu 19 propostas, mais de 2 mil votos e 80 contribuições na plataforma Brasil Participativo
O setor pesqueiro e aquícola demonstrou engajamento e protagonismo no Mutirão de Soluções para a Crise Climática, iniciativa da plataforma Brasil Participativo que reúne propostas da sociedade civil para a COP30.
Com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a mobilização resultou em um balanço positivo para o setor: 19 propostas de pesca e aquicultura cadastradas, mais de 2.000 votos e 80 contribuições.
Entre os dias 29 de agosto e 31 de outubro, foi possível participar propondo soluções concretas — iniciativas, projetos, políticas públicas ou tecnologias sociais que geram impacto positivo e podem ser replicadas para acelerar a ação climática.
Propostas mais votadas
Saúde que Navega & Resiliência Costeira – da Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura (CONFAPESCA) e da ANBIOTEC Brasil | 440 votos
Do Oceano ao Mangue: Algas e Comunidades Cultivando Vida em Tempos de Mudanças Climáticas – de Ana Carolina Coutinho | 395 votos
Inclusão das embarcações de pesca artesanal no eixo de transição justa de energia e incentivo à renovação da frota pesqueira – da FAEP-BR | 273 votos
Pesca Ornamental: uma solução para conservação dos biomas brasileiros – da Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia (ABLA) | 157 votos
Classificação por eixo temático
Eixo 1 – Transição nos Setores de Energia, Indústria e Transporte
1º – Inclusão das embarcações de pesca artesanal no eixo de transição justa de energia
3º – Saberes das Águas: Tradição e Inovação no Enfrentamento da Crise Climática
4º – Produção de Bioinsumos Sustentáveis de Algas Marinhas
Eixo 2 – Gestão Sustentável de Florestas, Oceanos e Biodiversidade
5º – Do Oceano ao Mangue: Algas e Comunidades Cultivando Vida em Tempos de Mudanças Climáticas
Eixo 3 – Transformação da Agricultura e Sistemas Alimentares
5º – Pescado como Solução Climática
Eixo 6 – Catalisadores e Aceleradores (Financiamento, Tecnologia e Capacitação)
1º – Saúde que Navega & Resiliência Costeira
O prazo para participação foi encerrado, e o Comitê de Seleção analisará as cinco soluções mais votadas em cada eixo temático, que poderão ser integradas ao Relatório Final da Sociedade Civil para a COP30.
A iniciativa escolhida dentre as cinco mais votadas de cada eixo entrará nos documentos oficiais da COP e receberá apoio para a produção de um vídeo institucional, que será exibido durante a conferência, em Belém.
A ampla mobilização evidencia a força, a organização e o compromisso da pesca e da aquicultura com um futuro sustentável, reafirmando o papel estratégico do setor na construção de soluções climáticas para o Brasil.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte