Rumo à Belém, Governo Federal leva infraestrutura sustentável ao Centro-Norte do País
Caravana capitaneada pelo ministro dos Transportes passou por 71 cidades antes de concluir o percurso de inspeção em rodovias e ferrovias
Com o compromisso do Governo Federal na construção de uma infraestrutura sustentável e integrada, de olho no futuro do País, o ministério dos Transportes percorreu cerca de 2,5 mil quilômetros em cinco dias rumo à COP 30, em Belém (PA), com visitas a obras estratégicas no Centro-Norte do País.
Em uma iniciativa inédita, comitiva liderada pelo ministro Renan Filho seguiu por terra de Brasília a Belém, passando pelas rodovias utilizadas por motoristas e caminhoneiros de todo o país para vistoriar as obras do percurso.
A caravana iniciou o percurso na terça-feira (4/11), com uma agenda técnica focada na vistoria de obras estratégicas em execução no Centro-Norte do país. Ao longo do dia, foram inspecionadas a duplicação da BR-080/DF, o avanço das frentes de trabalho na BR-153/GO e o progresso da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) – corredores essenciais para a competitividade, para a redução de emissões e para o aumento da eficiência logística do Brasil.
A Fico é uma obra que vai conectar o Centro-Oeste aos portos com mais eficiência e vai tirar caminhões da estrada, além de garantir mais competitividade para aquilo que produzimos e mais segurança para as pessoas que trafegam pelas rodovias do Brasil”, observou o ministro dos Transportes, Renan Filho, durante a visita a Mara Rosa (GO).
A duplicação da BR-080, em Brazlândia (DF), recebeu investimento de R$ 314 milhões do Novo PAC e prevê restaurar e ampliar o trecho entre os quilômetros zero e 25. Segundo o ministro, “é uma obra super importante para o desenvolvimento do DF e, com isso, vamos conectar todas as saídas da capital federal em pista dupla”.
Já na BR-153/GO, entre Uruaçu, Campinorte, Rialma e Rianápolis, estão sendo duplicados 53,44 quilômetros, com obras que já receberam mais de R$ 500 milhões em recursos privados da Ecovias do Araguaia, financiados pelo BNDES e pelo Banco da Amazônia.
Pelo mesmo caminho percorrido em Goiás na terça, a comitiva ministerial marcou presença, na quinta-feira (5), em mais uma duplicação da BR-153, desta vez no Tocantins. Operando a todo vapor, a Ecovias Araguaia, que já entregou 11,2 quilômetros de duas pistas em Gurupi e Aliança, com viadutos, retornos, passarelas e vias marginais, agora segue com obras em mais 19 quilômetros da BR-153/TO, em Talismã, que devem ser concluídas até o início do ano que vem. São mais de R$ 500 milhões em investimentos nesta fase, que inclui também trechos duplicados em Goiás. Ao longo de todo o contrato de concessão, o montante previsto é de R$9,3 bilhões em intervenções nos dois estados.
No segundo dia de viagem, Renan Filho e sua equipe também estiveram em Gurupi (TO), para vistoriar o andamento do Terminal de Transbordo Ferroviário, operado pela Rumo em parceria com o Grupo Fazendão.
Cada vagão que parte carregado e cada quilômetro de ferrovia significa menos caminhões na pista, mais segurança e mais eficiência para quem produz”, pontuou o ministro.
Já na quinta-feira (6), Renan Filho e comitiva visitou a obra considerada um vetor de progresso e desenvolvimento para a logística da região. A ponte sobre o Rio Araguaia, que conecta Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA), representa um marco com grande impacto positivo e um reforço essencial para a BR-153/TO/PA, um dos principais canais de acesso para as pessoas e para o escoamento da produção entre os dois estados.
A estrutura, que será inaugurada até dezembro, diminuirá significativamente os custos e o tempo no transporte de cargas e de veículos, gerando crescimento econômico em diversos outros setores, como o agronegócio e o turismo. A expectativa é de um aumento expressivo no tráfego diário da malha, o que deve impulsionar o comércio e os serviços locais, beneficiando mais de 500 mil brasileiros.
Como parte do trajeto, na sexta-feira (7/11), foi atorizado o início da segunda etapa de obras na travessia urbana de Imperatriz, na BR-010, no Maranhão, visando melhorar a mobilidade para cerca de 285.806 habitantes da cidade, conforme estimativas do IBGE.
Essa é uma intervenção do tamanho que o povo de Imperatriz merece. É uma parceria Maranhão-Brasil. Vamos dar continuidade à duplicação do trecho urbano da BR-010/MA na cidade, com uma obra de R$278 milhões, com R$ 20 milhões já aplicados neste ano. E vai andar rápido, para marcar a diferença do governo do presidente Lula em relação ao que se fazia no passado”, afirmou Renan Filho.
A obra contemplará 5,4 quilômetros da malha, que serão modernizados, com duplicação de vias, novos viadutos e pontes em trechos que dão acesso a destinos turísticos maranhenses, como a Chapada das Mesas e o Poço Azul.
A caminho de Belém, a Rota COP30 também parou na ponte Juscelino Kubitscheck para acompanhar as obras de reconstrução da infraestrutura entre as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), que caiu em dezembro de 2024.
Em fase final, os trabalhos realizados pelo Governo Federal vão mitigar os prejuízos logísticos causados à população dos dois estados e ao escoamento dos produtos da região Norte.
Última parada
A caravana finalizou sua missão e chegou à cidade de Belém por volta das 23h deste sábado (8), para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, junto às delegações de diversos países, para discutir o desenvolvimento global aliado à práticas responsáveis com o meio ambiente.
Na tarde de sábado, antes de chegar à capital paraense, a comitiva acompanhou as obras de duplicação da BR-316, no trecho entre Castanhal e o acesso à estrada de Salinópolis. O projeto prevê 45 quilômetros duplicados e R$192 milhões em investimentos.
Dos 45 quilômetros, nós já duplicamos 23, que estão prontos. O nosso compromisso é no ano que vem entregar essa obra 100% pronta. Além disso, de Castanhal até Belém, a rodovia está 100% recuperada. Foram investimentos realizados pelo Ministério dos Transportes, garantindo um melhor fluxo para todos que utilizam este trecho da rodovia”, destacou Renan Filho.
Principal porta de entrada e saída da Região Metropolitana de Belém, a BR-316 conecta a capital paraense à BR-010 e ao nordeste do estado, com tráfego diário de cerca de 15 mil veículos. A duplicação vai melhorar a mobilidade e a segurança, reduzir acidentes e acelerar o escoamento da produção agrícola e industrial.
Após essa etapa, está prevista a construção de um elevado de acesso à estrada de Salinópolis, já licitado.
Rota COP 30
A equipe, composta por cerca de 30 pessoas, distribuídas em oito veículos, cruzou a BR-010 - a histórica rodovia Belém-Brasília - de ponta a ponta, passando por 71 cidades ao longo do trajeto. Símbolo da integração nacional, com quase 2 mil quilômetros de extensão, a via atravessa três regiões diferentes e cinco unidades federativas.
Nós percorremos esse caminho vistoriando as obras e observando os investimentos do Governo do Brasil. Conversamos com as pessoas, trabalhadores, o setor produtivo e representantes da política local, garantindo, assim, a melhor tomada de decisão, a fim de que o Brasil possa seguir avançando”, detalhou Renan Filho.
Hoje a Belém-Brasília se destaca como um dos principais corredores logísticos do país, especialmente para o transporte de grãos e produtos do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
A chegada a Belém encerra o ciclo de vistorias do Ministério dos Transportes pela região Centro-Norte do país, mas marca o início da agenda do ministro na COP30. Na segunda-feira (10), Renan Filho participa da plenária de abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
“Finalizou aqui a nossa viagem Brasília - Belém e agora vamos participar da COP30, discutindo os temas de sustentabilidade e o papel do Ministério dos Transportes para que o Brasil siga na vanguarda da preservação, da sustentabilidade e do desenvolvimento responsável”, concluiu Renan Filho.
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