Cultura

Conheça tesouros do Barroco Mineiro que estão em restauro pelo Iphan e Novo PAC

Obras e projetos em 31 igrejas de nove cidades de Minas Gerais preservam a herança de Aleijadinho e reafirmam o compromisso do Iphan com o patrimônio cultural brasileiro

Agência Gov | via Iphan
18/11/2025 10:38
Conheça tesouros do Barroco Mineiro que estão em restauro pelo Iphan e Novo PAC
Divulgação

Em meio às comemorações pelo Dia do Aleijadinho e do Barroco Mineiro (18/11), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) avança em ações que preservam o legado dessa escola artística e de seu maior expoente, tesouros do patrimônio cultural brasileiro . No total, 31 igrejas barrocas em nove cidades de Minas Gerais estão sendo restauradas com investimento de mais de R$ 108 milhões por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). As intervenções são coordenadas pelo Iphan, por meio de atuação articulada com estados e municípios, e marcam um novo ciclo de valorização do patrimônio cultural no estado.

As obras integram o eixo de preservação do patrimônio cultural do programa do Governo Federal, que prevê ações em centenas de bens tombados em todo o País. Minas Gerais é o estado que recebe o maior volume de investimentos do Novo PAC nesse eixo: das 144 obras em execução pelo Iphan, mais de 50 estão localizadas em território mineiro.

Em agosto, o Instituto ampliou os investimentos no estado, com um aporte adicional de cerca de R$ 20 milhões para, além das igrejas, contemplar ações em museus, praças, equipamentos culturais e requalificação urbana. No total, os parceiros de Minas Gerais estão habilitados a contratar aproximadamente R$ 209 milhões, via Novo PAC.

“O legado de Aleijadinho e o Barroco Mineiro ultrapassam o tempo. Cada igreja barroca restaurada é um gesto de respeito à nossa história e um convite para que as novas gerações reconheçam o valor da criação coletiva que nos formou . Com os investimentos do Novo PAC, o Iphan reafirma esse compromisso , garantindo que o patrimônio cultural de Minas e do Brasil continuem vivos e presentes na vida de todas e todos ”, afirma o presidente do Iphan , Leandro Grass.

Ícones do Barroco Mineiro em restauração

Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto Obra-prima do Barroco brasileiro, é um dos mais emblemáticos cartões-postais de Ouro Preto e da arte colonial no Brasil. Localizada no coração da cidade, o templo passa por ações de conservação e preservação de seus elementos arquitetônicos e artísticos, com foco na cobertura e na estrutura da fachada, com investimento de R$ 1,5 milhão via Novo PAC .

A construção tem projeto e esculturas atribuídos a Aleijadinho , e a policromia interna é de autoria de Manoel da Costa Ataíde. Reconhecida como uma das obras mais importantes da arte e da arquitetura sacra brasileiras , a Igreja de São Francisco de Assis representa o encontro entre , arte e identidade nacional . Sua preservação é essencial para a manutenção do título de Patrimônio Mundial Cultural concedido a Ouro Preto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) , além de contribuir para o fortalecimento do turismo cultural e da economia local.

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar - São João Del Rei
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar - São João Del Rei

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, São João del -Rei Tombada isoladamente pelo Iphan e integrante do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de São João del -Rei, a Catedral do Pilar é um dos mais importantes templos do Barroco Mineiro e um marco da religiosidade e da arte sacra n o Brasil. O monumento conserva íntegras as primitivas paredes em taipa de pilão, e sua imponência reflete a riqueza cultural e histórica da cidade . A atual intervenção contempla obras de restauração arquitetônica , cobertura , pisos , forros , revestimentos de parede , esquadrias , drenagem pluvial , luminotecnia , instalações elétricas , sonorização , sistema de proteção contra incêndio e restauração dos elementos artísticos integrados, com investimento de R$ 13 milhões via Novo PAC .

A Catedral do Pilar também é reconhecida por seus sinos históricos, cada um associado a uma irmandade e a uma tradição própria . O ofício dos sineiros, que há mais de 250 anos anunciam celebrações e notícias à comunidade, foi registrado como patrimônio imaterial do Brasil em 2009, no Livro das Formas de Expressão. Essa prática , que simboliza o elo entre e identidade , reforça o papel do templo como guardião da memória e da espiritualidade de São João del -Rei.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Diamantina Uma das mais representativas expressões do Barroco Mineiro, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo se destaca pela harmonia das proporções e pelo requinte da ornamentação interna. Financiada originalmente pelo desembargador João Fernandes de Oliveira, prior da Irmandade do Carmo, o templo reflete o esplendor econômico e artístico vivido pela cidade no auge do ciclo do diamante. A atual obra de restauração, com investimento de R$ 8,5 milhões via Novo PAC , tem como foco a conservação integral da edificação e a recuperação dos elementos artísticos e estruturais, assegurando a integridade e a permanência desse importante patrimônio histórico e religioso.

O interior da igreja revela um dos conjuntos mais sofisticados da arte colonial brasileira . O projeto arquitetônico e os retábulos são atribuídos a Aleijadinho, enquanto a pintura ilusionista dos forros, de José Soares de Araújo, é considerada uma obra-prima do período. Na capela-mor, o exuberante forro de 1766 representa a Virgem entregando o escapulário a São Simão Stock, com riqueza de detalhes e uso magistral de douramento e perspectiva, o que confere à igreja uma atmosfera de beleza, espiritualidade e engenho artístico incomparáveis.

Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas Considerada uma das obras-primas do Barroco mundial, passa por ações de conservação e restauração de seu conjunto de peças sacras, juntamente com as igrejas do Rosário e da Matriz de Nossa Senhora, com investimento de R$ 119,2 mil via Novo PAC . As intervenções incluem limpeza, reparo e reconstituição de elementos artísticos, conduzidas por profissionais especializados e baseadas em técnicas tradicionais, garantindo a preservação da arte sacra e da identidade religiosa local.

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos foi tombado pelo Iphan em 1939 e reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco em 1985. Construído na segunda metade do século XVIII, o conjunto abriga a igreja em estilo Rococó, o adro com os célebres Profetas em pedra-sabão esculpidos por Aleijadinho e as seis capelas dos Passos da Paixão de Cristo, com 66 esculturas policromadas em tamanho natural, um dos mais expressivos conjuntos da arte sacra mundial. Símbolo da fé, da arte e da identidade mineira, o Santuário mantém sua integridade e continua sendo um dos maiores ícones do patrimônio cultural brasileiro.

Igreja de Santa Rita, Serro Construída no século XVIII, a Igreja de Santa Rita é um dos marcos mais emblemáticos da cidade do Serro e um dos principais cartões-postais de Minas Gerais. Localizada no alto de uma longa escadaria que conecta o templo à Praça Doutor João Pinheiro, a igreja oferece uma vista privilegiada do centro histórico e do Pico do Itambé, com 2044 metros de altitude, e uma vista panorâmica do centro histórico do Serro. A atual obra de restauração, com investimento de R$ 5,3 milhões via Novo PAC , contempla a recuperação das fachadas, telhados, vitrais e obras de arte sacra, preservando as técnicas construtivas tradicionais e os materiais originais.

O templo se destaca pela simplicidade harmônica da ornamentação marmorizada e pelo altar de São Sebastião, confeccionado por ordem do alferes Ângelo Martins de Siqueira, pai da lendária Ana D’África. Sua atual fachada chanfrada reflete as reformas realizadas ao longo do século XIX, sem perder o caráter original do edifício setecentista.

O Barroco Mineiro e Aleijadinho

O Barroco Mineiro foi um movimento artístico que floresceu em Minas Gerais entre os séculos XVIII e XIX, em meio ao Ciclo do Ouro e à formação das cidades históricas . Inspirado no Barroco europeu, especialmente no português, o estilo ganhou identidade própria no Brasil, marcada pelo uso de materiais como a pedra-sabão e o ouro , e por uma expressividade que refletia a religiosidade, a paisagem e a cultura brasileiras. Suas igrejas, esculturas e pinturas se destacam pela riqueza ornamental e pela delicadeza dos detalhes, compondo um conjunto excepcional de arte e arquitetura reconhecido mundialmente pela Unesco nos sítios históricos de Ouro Preto , Congonhas e Diamantina — todos declarados Patrimônios Mundiais Culturais .

Entre os grandes nomes desse movimento, destaca -se Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738–1814), considerado o maior artista do Barroco brasileiro, ao lado do pintor Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde. Escultor, entalhador e arquiteto nascido  em Vila Rica, atual Ouro Preto, Aleijadinho deixou um legado que combina técnica apurada, inventividade e profunda expressão espiritual. Obras como os Profetas de Congonhas, os Passos da Paixão de Cristo e as igrejas de São Francisco de Assis, em Ouro Preto e São João del -Rei, sintetizam o espírito do Barroco Mineiro.

Por Iphan

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