Top 5: EBC brilha entre instituições federais na cobertura digital da COP 30
Com 874 publicações, a empresa se destacou em ranking produzido pela FGV
Durante a COP 30 e Cúpula de Líderes, eventos que ocorreram em Belém do Pará, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) consolidou sua presença digital com uma cobertura multiplataforma que gerou 784 mil interações e 2 milhões de visualizações no YouTube e TikTok , entre os dias 6 e 24 de novembro. Foram 874 publicações sobre o evento levando em consideração todas as contas administradas pela equipe da Superintendência de Comunicação Digital e Mídias Sociais (SUDIM/EBC).
O destaque vai para os conteúdos factuais e vídeos curtos que repercutiram falas e momentos-chave da Conferência. No Facebook , a conta do Canal Gov liderou o engajamento entre todas as instituições federais com 192 mil interações, seguido pela conta da EBC (99 mil) em segundo lugar e da Agência Brasil (54 mil) em terceiro. O engajamento médio no Facebook foi de 1,9 mil interações por postagem.
Já no Instagram, os conteúdos do Canal Gov (156 mil) ficaram em segundo lugar e perderam em audiência apenas para a conta do Governo do Brasil (354 mil). O 3º lugar ficou com a conta da EBC (55 mil), TV Brasil em 4º (54 mil) e Agência Brasil em 6º com cerca de 38 mil interações no período.
A atuação das redes sociais da EBC durante a COP30 também contou com uma parceria estratégica com a equipe de redes da emissora parceira da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) no Pará, a TV Cultura, garantindo a produção de dez conteúdos exclusivos sobre os debates climáticos e a diversidade amazônica. Essa colaboração reforçou o compromisso da comunicação pública com uma cobertura plural, valorizando olhares locais e ampliando a integração entre emissoras públicas.
“A COP30 foi um marco para a comunicação pública nas redes sociais. Conseguimos entregar informação de qualidade em tempo real, com formatos dinâmicos e linguagem acessível, fortalecendo a presença da EBC no ecossistema digital. A parceria com a TV Cultura do Pará foi essencial para dar protagonismo às vozes amazônicas e ampliar nosso alcance”, afirma Fernando Miranda, Superintendente de Comunicação Digital e Mídias Sociais da EBC.
Crescimento das redes sociais da EBC
Nos últimos três anos, as redes sociais da EBC registraram crescimento expressivo, consolidando-se como referência no setor público. Em 2025, a TV Brasil liderou o ranking de interações entre instituições federais, com mais de 25 milhões de engajamentos no primeiro semestre, superando inclusive a conta oficial do Governo Federal. Outras páginas da EBC , como CanalGov e Agência Brasil, também figuraram entre as dez mais interativas.
Atualmente, a empresa administra mais de 30 perfis institucionais, que somam mais de 12 milhões de seguidores, e já conquistou prêmios como o Social Media Gov, na categoria “Comunicação como Serviço”.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte