Adolescentes e o mundo digital são temas de série no Canal Gov
Bate-papo entre adolescentes e especialistas em educação sobre as múltiplas e complexas transformações dessa fase e sua relação com o mundo online vão ser exibidos ao longo de quatro episódios a partir de segunda-feira (15)
A partir desta segunda-feira (15/12), o Canal Gov transmite o primeiro episódio da série Adolescentes e o Mundo Digital. Ao longo de quatro episódios, alunos dos anos finais do ensino fundamental e especialistas da área de Educação conversam sobre temas ligados à adolescência e sua relação com o mundo digital: Tempestade hormonal; Oportunidades para o desenvolvimento integral; Clima escolar e saúde mental; e Masculinidades, comunidade de ódio e mediação nas redes.
A série é uma produção do Canal Educação, a TV do Ministério da Educação (MEC), e integra as ações do Governo Federal no âmbito do Programa Escola das Adolescências e da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec).
A produção aborda o ensino integral como um caminho para um aprendizado mais amplo, para além do currículo tradicional, levando em consideração as dimensões intelectual, física, afetiva, social e cultural, perpassando pela mediação das tecnologias de informação e comunicação.
O primeiro episódio explora a questão hormonal, as alterações físicas e comportamentais que provocam, com destaque para os processos de maturação da autorregulação e a plasticidade cerebral. Participaram da primeira produção os estudantes do sétimo ano do Centro de Ensino Fundamental 4 de Brasília.
Os especialistas convidados foram o representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Alagoas, Ricardo Maciel; a coordenadora Geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Farias; o professor Ricardo Penido e a psicóloga Flávia Martins. Todos os episódios são mediados pelo jornalista e documentarista Ismael dos Anjos.
Clique e assista ao Episódio 1
Escola das Adolescências
O Programa Escola das Adolescências é voltado para a comunidade escolar dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), incluindo estudantes, professores e gestores da educação. A ideia é promover a colaboração entre todos os entes federados (União, estados, Distrito Federal e municípios) em prol da redução das desigualdades educacionais, por meio do diálogo a partir das demandas dos adolescentes, reconhecendo suas vivências e necessidades. A meta é garantir a permanência dos jovens na escola, promovendo a recuperação de aprendizagens e diminuindo os riscos de abandono escolar.
Estratégia Nacional de Escolas Conectadas
Iniciativa do Governo Federal, realizada em parceria pelos Ministérios da Educação e das Comunicações, a estratégia que busca garantir conectividade com finalidade pedagógica a todas as escolas públicas de educação básica do país. A proposta é levar internet de qualidade às salas de aula, ampliando oportunidades de aprendizagem e fortalecendo a inclusão digital de estudantes e educadores.
• Episódio inédito: Segunda-feira, dia 15 de dezembro, às 18h30
• Reprises: Segunda-feira: 21h30; Terça-feira: 1h00; 4h00; 06h30; 10h00; 13h30; Sábado: 18h00; Domingo: 10h00; 23h30
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte
