Brasil sediará a 26ª Reunião Especializada de Juventude do Mercosul
Delegações de países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, Panamá e Peru participam do encontro em Brasília nesta quarta (17)
O Governo do Brasil, por meio da Secretaria Nacional de Juventude vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, tem a satisfação de anunciar que sediará a 26ª Reunião Especializada de Juventude do Mercosul (REJ). A agenda ocorrerá dia 17 de dezembro de 2025, no Palácio do Planalto, em Brasília e integra a agenda institucional da Presidência Pro Tempore Brasileira (PPTB), vigente até dezembro de 2025, reforçando o compromisso do País com o fortalecimento da cooperação regional em políticas públicas de juventude.
Criada em 2006, durante a 31ª Reunião do Grupo Mercado Comum (GMC), a REJ é uma das instâncias especializadas do Mercosul e reúne representantes governamentais responsáveis pelas políticas de juventude dos Estados Partes e Associados. Seu objetivo central é promover o diálogo técnico e político, harmonizar estratégias, impulsionar a integração regional e reforçar os direitos das juventudes sul-americanas.
Ao longo de sua trajetória, a REJ se consolidou como um dos principais espaços de interlocução multilateral sobre juventude na região, sendo uma oportunidade para formulação de agendas comuns, a troca de boas práticas e o fortalecimento institucional das políticas nacionais.
Avanços e prioridades para a 26ª edição
A 26ª Reunião terá delegações de alguns países membros e associados, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, Panamá e Peru. Também participarão representantes da sociedade civil organizada, organismos internacionais e instituições dedicadas às políticas de juventude.
Esta edição dará continuidade às deliberações da 25ª reunião, realizada em 2024, na qual foram aprofundados debates sobre temas prioritários para os mais de 100 milhões de jovens que vivem nos países do bloco. Entre os eixos centrais que estruturam essa edição, se destacam:
- Trabalho e Emprego juvenil;
- Democracia, Participação Política e combate ao racismo;
- Saúde Mental da Juventude;
- Organizações Estudantis;
Considerando os pilares fundamentais de atuação da Presidência Pro Tempore Brasileira, foram incorporados, como complemento aos eixos já estabelecidos, os seguintes temas estratégicos:
- Mudanças Climáticas;
- Segurança Alimentar;
- Gênero e Políticas Públicas para mulheres.
Esses temas refletem a complexidade dos desafios contemporâneos e a urgência de respostas coordenadas que considerem as juventudes como sujeitos estratégicos para o desenvolvimento regional.
Brasil na Presidência Pro Tempore
A realização da 26ª REJ em Brasília reafirma o compromisso do Brasil com a integração sul-americana e com o fortalecimento das instâncias de governança do MERCOSUL. A escolha do Palácio do Planalto como sede da sessão presencial simboliza o reconhecimento da centralidade da juventude nas agendas políticas, sociais e econômicas do país.
Durante a Reunião, a Secretaria Nacional de Juventude Vinculada à Presidência da República tem expectativa de ampliar o diálogo entre governos, organismos multilaterais e juventudes, contribuindo para a construção de diretrizes regionais capazes de promover desenvolvimento inclusivo, participação democrática e justiça social.
Ao sediar a 26ª Reunião Especializada de Juventude, o Brasil reafirma que o desenvolvimento sustentável, a integração regional e a democracia só podem avançar plenamente quando as juventudes ocupem a centralidade das agendas políticas.
O país se compromete a promover uma reunião que fortaleça a cooperação entre os Estados Partes, amplie a construção conjunta de políticas públicas e projete a juventude como agente fundamental para a prosperidade, equidade e estabilidade da região.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte