Mulheres

Dia dos Direitos Humanos encerra 21 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulheres

Projeção no Cristo Redentor, às 20h, marcará o encerramento da campanha, que celebrou os 20 anos do Ligue 180 e contou com ações em todo o país

Agência Gov | Via Ministério das Mulheres
10/12/2025 16:00
Dia dos Direitos Humanos encerra 21 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulheres
Instalada na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, Tenda Lilás realizou cerca de 30 mil atendimentos durante a campanha

Instituído em referência à adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro de 1948, o Dia Internacional dos Direitos Humanos encerra a jornada dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e do Racismo, iniciada em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Para marcar a data, a imagem do Cristo Redentor será iluminada, nesta quarta-feira (10), às 20h, com mensagens sobre o Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher, que completou 20 anos em 25 de novembro. A projeção no monumento, no Rio de Janeiro, reafirma o compromisso do Governo do Brasil com a proteção da vida das mulheres em todo o país.

A ação reúne o Ministério das Mulheres, a Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro e o Santuário Cristo Redentor. Durante a cerimônia será assinado um Acordo de Cooperação Técnica para fortalecer a rede de proteção, com foco na qualificação das equipes e na melhoria do fluxo de encaminhamento das denúncias registradas pelo Ligue 180.

21 dias de mobilização em todo o país

Ao longo de três semanas, o Ministério das Mulheres coordenou ações em todo o país para sensibilizar a sociedade, fortalecer a rede de atendimento e reafirmar que o enfrentamento às violências de gênero e ao racismo é papel de toda a sociedade e compromisso permanente do Estado brasileiro.

Em parceria com outros ministérios, governos estaduais e municipais, órgãos do sistema de justiça e movimentos sociais, a campanha dos 21 Dias de Ativismo conectou datas simbólicas e agendas diversas, da luta antirracista ao enfrentamento à violência de gênero, com ações de rua, debates, formações e intervenções visuais em diferentes regiões do país.

Em Brasília, o prédio do Congresso Nacional recebeu uma projeção especial da campanha 21 Dias de Ativismo e dos 20 anos do Ligue 180, com mensagens projetadas nas cúpulas em defesa dos direitos das mulheres. A ação integrou uma mobilização nacional com atividades também em cidades como São Paulo, Manaus e Salvador.

Outra iniciativa de destaque foi a Tenda Lilás instalada na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília , entre os dias 2 e 4 de dezembro, no âmbito do Dia M - Mulheres, Mobilidade e Mais Respeito. Em três dias, foram realizados cerca de 30 mil atendimentos, com distribuição de materiais informativos, rodas de conversa, oficinas e orientações sobre direitos e serviços da rede de proteção. A Tenda dialogou com mulheres, jovens e também com homens usuários do transporte público, reforçando o enfrentamento à importunação sexual e a importância de que a população masculina se comprometa ativamente com o fim da violência.

Também em Brasília, no domingo (7), a ministra Márcia Lopes marcou presença no ato Mulheres Vivas , ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva, e das ministras Anielle Franco (Igualdade Racial), Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação). A mobilização reuniu manifestações em pelo menos 20 estados, além do Distrito Federal.

O Ministério das Mulheres também promoveu agendas nacionais de articulação e formação, como o Seminário Nacional sobre Violência Política Contra as Mulheres no Brasil: diálogos para o enfrentamento , que reuniu lideranças políticas, gestoras e representantes do sistema de justiça para debater estratégias de prevenção e proteção no contexto eleitoral. Outro marco foi o seminário “Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça: Mais mulheres na liderança, mais equidade nas empresas, mais igualdade no mundo do trabalho” , que contou com representantes de 65 empresas públicas, privadas e mistas, órgãos do governo federal e organismos internacionais.

O 2º Encontro Nacional de Gestoras das Casas da Mulher Brasileira também integrou a agenda, fortalecendo a troca de experiências entre as equipes e o aperfeiçoamento do modelo de atendimento integrado às mulheres em situação de violência. Outra agenda que também buscou o fortalecimento da rede de atendimento às mulheres foi o encontro de pontos focais do Ligue 180, que reuniu representantes de 15 estados .

A campanha 21 Dias de Ativismo também incorporou datas importantes como o Dia Internacional das Mulheres Defensoras de Direitos Humanos , celebrado em 29 de novembro, o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência (3/12); e o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres .

 

Link: https://www.gov.br/mulheres/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2025/dezembro/dia-internacional-dos-direitos-humanos-encerra-21-dias-de-ativismo-pelo-fim-da-violencia-contra-as-mulheres-nesta-quarta-feira-10
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte