Governo do Brasil na Rua faz quase 5 mil atendimentos na edição de estreia
No Sol Nascente (DF), programa levou serviços de 14 órgãos e entidades para os moradores
Durante todo o sábado, 13, moradores das regiões administrativas da Ceilândia e do Sol Nascente, na periferia do Distrito Federal, buscaram atendimentos e serviços da primeira edição do Governo do Brasil na Rua. Buscaram e encontraram. Ao todo, foram realizados 4.726 atendimentos por 14 órgãos federais e entidades.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) orientou interessados em abrir ou regularizar o Microempreendedor Individual (MEI) e também deu informações aos que estão buscando empreender em diversos ramos. Já a Caixa teve a maioria de seus atendimentos voltados para o Reforma Casa Brasil, que pode emprestar até R$ 30 mil para reforma de imóveis. Além disso, a oficina de educação financeira também ficou lotada.
Dona Dulcimar Oliveira foi ao Governo do Brasil na Rua buscar informações sobre o programa que pode garantir a troca do piso da casa em que ela mora desde 2008. “Eu queria trocar o piso da casa toda, porque não adianta trocar pela metade, né? Queria colocar tudo igual. É meu sonho desde 2017”m explicou.
Outro sucesso foi o atendimento do SinPatinhas, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Foram 187 carteiras de identidade para cães e gatos com a microchipagem de 83 animais e mais de 100 vacinas aplicadas. Dona Fátima da Silva só conseguiu levar 15 de seus 30 gatos, a equipe do programa se deslocou até a casa dela e lá vacinou todos os gatos e também seus 5 cachorros.
O INSS levou ao Governo do Brasil na Rua um dos serviços mais esperados: as perícias. Dezenas de pessoas que aguardavam pelo procedimento foram atendidas. Além disso, os servidores do órgão agendaram outros serviços, emitiram certidões, extratos, requerimentos e cálculos de tempo de contribuição. Edivaldo Pires fez a renovação do BPC (Benefício de Prestação Continuada) do pai, que já estava atrasada. "Eu creio que deu tudo certo. O governo tá de parabéns por esse evento.” Elogiou.
A Tenda Lilás, do Ministério das Mulheres, que faz orientações no sentido de prevenir e denunciar atos de violência, realizou cerca de 1500 atendimentos durante todo o dia. O Ministério da Saúde aplicou quase 400 doses de vacinas diversas, atualizando a caderneta de vacinação de muitos brasilienses da Ceilândia e do Sol Nascente.
O dia também foi de muito aprendizado. Na Carreta Digital, do Ministério das Comunicações, os moradores puderam se informar sobre os cursos oferecidos e também conhecer o funcionamento de uma impressora 3D. No estande do Ministério da Educação, pais e alunos puderam entender como funciona o programa Pé-de-Meia, que dá incentivo financeiro para estudantes do ensino médio concluírem o curso.
O Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (Senai) levaram duas carretas ao Governo do Brasil na Rua. Em uma, foram oferecidos serviços de saúde como acupuntura, aferição de pressão arterial, bioimpedância, medição de glicemia, acuidade visual e aulas de escovação; e na outra, oficinas de biscoitos natalinos e de elaboração de currículos.
O Ministério da Gestão e Inovação se dedicou a mostrar como acessar os serviços disponíveis no sistema GOV.BR diretamente no celular dos usuários. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome deu orientações sobre os programas sociais como Bolsa Família, Gás do Povo, entre outros.
O Ministério da Cultura levou uma unidade móvel MovCEU para o Governo do Brasil na Rua e realizou oficinas na sala multiuso do local e uma batalha de rima que reuniu os jovens da região conhecida pela força do Hip Hop. As juventudes também puderam conhecer e aprender a se inscrever no ID Jovem, que permite viajar de graça em ônibus interestaduais, ter meia entrada em eventos e outros benefícios.
O agricultor familiar Flávio do Carmo, do assentamento Canaã, no INCRA 6, em Brazlândia, disse que o Governo do Brasil na Rua reduz a burocracia e facilita a vida das pessoas. “Para nós, que somos agricultores, é muito difícil você ficar indo para a cidade para acessar um direito que você tenha, é uma burocracia. O Governo do Brasil na Rua quebra a questão da burocracia, e traz essa proximidade com a comunidade. Agora a gente tem a facilidade de acessar as políticas públicas a que temos direito.” disse Flávio.
A próxima parada do Governo do Brasil na Rua é na cidade de São Paulo-SP, no próximo sábado, 20. A Feira da Cidadania vai levar atendimentos odontológicos e muitos outros serviços aos moradores da comunidade de Heliópolis, na Zona Sul da capital paulista. A previsão é de que o evento seja realizado nas 27 capitais e outras três cidades do interior do Brasil.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte