Gestão

MGI abre consulta à Estratégia Nacional de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável

Contribuições ao Plano de Ação 2027-2031 podem ser enviadas até dia 8 de março de 2026 pela Plataforma Brasil Participativo

Agência Gov | Via Ministério da Gestão
09/12/2025 08:50
MGI abre consulta à Estratégia Nacional de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável
Jhonathan Braga/MGI
Ministra da Gestão, Esther Dweck, entregou minuta de decreto da ENCP ao presidente Lula durante reunião do Conselhão (4/12)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) abriu consulta pública para receber contribuições da sociedade ao Plano de Ação 2027–2031 da Estratégia Nacional de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (ENCP). A consulta é uma oportunidade para que órgãos públicos, entidades do setor produtivo, especialistas, academia e cidadãos contribuam para o aperfeiçoamento das diretrizes que orientarão as compras públicas nos próximos anos. 

Instituída pelo Decreto nº 12.771/2025, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado hoje (8/12) no Diário Oficial da União, a ENCP institucionaliza o poder de compra do Estado como política pública de caráter permanente e servirá como uma diretriz nacional que organiza e orienta como o governo brasileiro deve planejar e realizar suas contratações. Ela define princípios, objetivos e instrumentos para tornar as compras públicas mais eficientes, sustentáveis, inovadoras e capazes de gerar desenvolvimento econômico, social e ambiental. 

A consulta pública apresenta as iniciativas do Plano de Ação para o período de 2027 a 2031, conforme previsto no decreto, abrindo espaço para que a sociedade participe do aperfeiçoamento das propostas. As iniciativas estão organizadas nos quatro eixos que estruturam a ENCP — econômico, ambiental, social e de gestão — e vinculadas a objetivos específicos dentro de cada um deles. Embora se aplique ao governo federal, a Estratégia foi concebida para que também possa ser replicada por estados e municípios, de forma adaptada às realidades regionais. 

A consulta pública permanece aberta até 8 de maço de 2026, e as contribuições podem ser enviadas por meio da Plataforma Brasil Participativo. Os materiais de apoio, incluindo o texto-base do Plano de Ação e os cadernos com detalhamento sobre os objetivos e iniciativas de cada eixo, estão disponíveis página da ENCP. 

Participe e contribua com o futuro das compras públicas no Brasil

• Link Brasil Participativo: Consulta Pública - Iniciativas do Plano de Ação ENCP - Brasil Participativo 

• Link página da ENCP: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/comissao-interministerial-de-contratacoes-publicas-para-o-desenvolvimento-sustentavel/encp 

Leia também
Cada compra, uma escolha: conheça a Estratégia Nacional de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável 
Estratégia Nacional de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável e reforça uso poder de compra do Estado 

Link: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2025/dezembro/mgi-abre-consulta-publica-sobre-plano-de-acao-2027-2031-da-estrategia-nacional-de-contratacoes-publicas-para-o-desenvolvimento-sustentavel
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte