Nova ponte entre Maranhão e Tocantins é entregue à população em tempo recorde
Estrutura, na BR-226, restabelece uma das principais conexões entre as regiões Norte e Nordeste e evidencia o comprometimento do DNIT com a entrega da travessia dentro do prazo estabelecido
“É um sentimento de satisfação. Tanto eu, como toda a sociedade de Estreito, vou me sentir novamente com a vontade de continuar a crescer aqui. Com certeza, a cidade dará um salto na economia e na qualidade de vida.” Assim o morador José Raimundo Sousa Garcia, que vive no município maranhense há quase 50 anos, avaliou a nova ponte que liga Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO), na BR-226/TO/MA.
A estrutura sobre o Rio Tocantins foi entregue à população nesta segunda-feira (22/12), em cerimônia com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Fabrício Galvão, e de diversas autoridades dos dois estados.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a atuação e o empenho do DNIT com o compromisso da entrega dentro do prazo. Ele ainda lembrou a importância que a ponte tem não apenas para o transporte de cargas, mas para reduzir o tempo de estrada de toda a população que precisa se deslocar pelo Brasil.
Hoje é um dia de recomeço. O dia em que as pessoas podem passar por essa estrutura e seguir viagem a todos os estados brasileiros e a alguns países da América Latina. Fizemos o compromisso, e entregamos”, afirmou Renan Filho.

RECOMEÇO – A nova ponte, entregue exatamente um ano após o colapso da estrutura anterior, representa um recomeço para a população, que, durante o período de obras, dependia de balsas para cruzar o rio. O fluxo médio diário chegou a cerca de 950 motocicletas, 1.150 veículos e 350 caminhões. Agora, a nova travessia, segura, rápida e de graça, restabelece deslocamentos essenciais, reduz custos logísticos e devolve previsibilidade à rotina de moradores, transportadores e comerciantes que dependem da ligação entre os dois estados.
Dona de um restaurante em Estreito (MA), Graziele Barbosa tem grandes expectativas com a entrega da nova Ponte JK. “A nossa esperança é de que vai ter mais fluxo na cidade e o movimento será melhor do que antes. Nós, comerciantes, tanto de Estreito quanto de Aguiarnópolis, estamos confiantes de que a nova ponte vai trazer mais renda, mais oportunidades”, afirmou Graziele.

Ao longo de 2025, equipes do DNIT trabalharam com comprometimento e seriedade para devolver à população do Maranhão e do Tocantins uma das principais ligações entre as regiões Norte e Nordeste do país. Mais de 500 profissionais trabalharam dia e noite, em dois turnos, para cumprirem o compromisso de entregar a obra ainda este ano.
O diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, destaca o comprometimento da autarquia para devolver um corredor de infraestrutura muito relevante para o país. “Estamos aqui, hoje, para saldar essa dívida e devolver essa estrutura à sociedade, reconectando os estados do Maranhão e do Tocantins”, declarou.
Para o diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Fábio Nunes, a conclusão da obra coroa um ano de muito trabalho e de entregas importantes realizadas pela autarquia. “É fruto de um trabalho árduo, em sinergia com diversas diretorias da casa, para dar à população a resposta que ela merece. É um momento gratificante para todos nós”, diz.
O professor Richard Ramos Pereira, morador de Aguiarnópolis, destaca a gratidão que tem pela rapidez com que foi reerguida a ponte, superando suas expectativas. “Nós queremos agradecer à empresa responsável, ao DNIT, aos colaboradores, engenheiros, operários, enfim, a todos que executaram suas habilidades profissionais com excelência e ajudaram a fazer a construção dessa grande obra em tempo hábil. É um sentimento de realização e de poder voltar à normalidade”, reconhece.
Já Talita da Silva Costa, moradora de Estreito, lembra que o processo de construção da ponte significou esperança para quem mora na região. “Pra gente, não é só estrutura e concreto, pois ela conecta famílias e histórias”, destaca.
INVESTIMENTO – A obra recebeu investimento de R$171,97 milhões do Governo do Brasil. Executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a rapidez na execução evidencia a capacidade de resposta do Ministério dos Transportes diante de uma demanda estratégica de infraestrutura. Cerca de 500 trabalhadores atuaram dia e noite, o que permitiu o avanço acelerado dos serviços e o cumprimento do cronograma em tempo recorde. A nova estrutura conta com 630 metros de extensão por 19 metros de largura.
“Há um ano a gente se comprometeu a devolver essa infraestrutura para a sociedade e hoje estamos aqui para saldar essa dívida, reconectando os estados do Maranhão e Tocantins”, disse o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão.
O município de Estreito (MA) possui cerca de 34 mil habitantes, enquanto em Aguiarnópolis (TO) vivem 4.500 pessoas. Para grande parte dessa população, a travessia é parte da rotina diária, seja para trabalhar, estudar, acessar serviços públicos ou manter vínculos familiares e comerciais.
Morador da região, Jasson Souza se emociona ao falar da importância da nova estrutura e de como o dia a dia vai mudar de agora em diante. “A ponte não liga não só dois estados, ela liga histórias, liga a economia. Isso traz uma sensação de alívio, um ar de esperança, retomada, principalmente em relação ao crescimento das cidades. Ver a nova ponte sendo entregue em menos de 365 dias é gratificante”, concluiu.
EIXO LOGÍSTICO – A importância da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira vai além do impacto local. Inserida na BR-226, a estrutura integra um importante eixo rodoviário federal que conecta as regiões Norte e Nordeste do país, funcionando como corredor logístico fundamental para o escoamento da produção agrícola, especialmente da região do Matopiba, fronteira agrícola estratégica que abrange áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
PRODUÇÃO – O Matopiba responde atualmente por cerca de 19% da produção nacional de soja, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária. Em uma década, a produção de grãos saltou de 18 milhões de toneladas na safra 2013/2014 para 35 milhões em 2022/2023, crescimento de 93%. Com a retomada do tráfego, esse corredor logístico volta a operar plenamente, fortalecendo a economia regional, ampliando oportunidades e devolvendo perspectivas de desenvolvimento para toda a região.
“Hoje comemoramos a entrega dessa ponte e abrimos a porta do futuro, da esperança, do desenvolvimento. A ponte agora é do povo, é dos caminhoneiros, é de todos os brasileiros”, celebrou o governador do Maranhão, Carlos Brandão.
HOMENAGEM – A inauguração da ponte foi marcada por um gesto de homenagem às vítimas do colapso da antiga estrutura. Nas cabeceiras da travessia foram construídos memoriais, em um gesto permanente de memória e respeito.
Ninguém é capaz de substituir no coração dos familiares a perda que ocorreu aqui, mas eu queria trazer a minha homenagem a todas as famílias que perderam entes queridos, quando a antiga ponte colapsou. O que pudemos fazer, fizemos, que é entregar uma estrutura segura para que nenhuma outra família precise passar por isso novamente”, disse Renan Filho.
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO – A nova ponte foi construída com o método de balanço sucessivo, uma técnica de construção utilizada para construir pontes e viadutos de grandes vãos, especialmente quando não é possível usar escoramentos convencionais apoiados no solo. Ele consiste na execução da estrutura em segmentos (aduelas) que são concretados ou pré-moldados e avançam em balanço, um após o outro, a partir de um ou mais pilares centrais. Ao todo, foram executadas 26 fundações e pilares, 2.088 pré-lajes e 45 vigas pré-moldadas, o que deu agilidade e permitiu que a entrega fosse realizada dentro do prazo.
HISTÓRICO – A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira colapsou em 22 de dezembro de 2024. No dia seguinte, o DNIT assinou a declaração da situação de emergência para a contratação da empresa responsável pelo projeto e execução da construção da nova estrutura, além de determinar agilidade nas ações necessárias para minimizar o impacto do ocorrido. A contratação emergencial, em 31 de dezembro de 2024 — apenas nove dias após o colapso da ponte antiga — permitiu o início imediato das atividades, incluindo a elaboração dos projetos de engenharia e a preparação do canteiro de obras.
O tempo de resposta foi determinante para que, em apenas 10 meses de execução, o empreendimento atingisse 90% de conclusão e, agora, fosse entregue à população, exatamente um ano após o ocorrido. Ainda em atenção à população, o Governo do Brasil disponibilizou, durante o período das obras, quatro balsas de forma gratuita, duas para carros de passeio e duas para veículos de grande porte, para garantir a mobilidade de quem precisava atravessar o Rio Tocantins.
RECUPERAÇÃO DE RODOVIAS – Após o colapso da ponte, o governo atuou para recuperar rodovias estaduais no Tocantins e no Maranhão, garantindo rotas alternativas e reduzindo os impactos da interrupção da BR-226. No Tocantins, foram recuperados quase 393 quilômetros de estradas, incluindo trechos urbanos e rodoviários que atendem diversos municípios. No Maranhão, as obras abrangeram 21 quilômetros de vias próximas à BR-010, beneficiando cidades da região. Essas ações asseguraram o deslocamento seguro de pessoas, o transporte de mercadorias e a continuidade da atividade econômica até a entrega da nova ponte.
Balanço sucessivo
A nova ponte foi construída com o método de balanço sucessivo, uma técnica de construção utilizada para construir pontes e viadutos de grandes vãos, especialmente quando não é possível usar escoramentos convencionais apoiados no solo. Ele consiste na execução da estrutura em segmentos (aduelas) que são concretados ou pré-moldados e avançam em balanço, um após o outro, a partir de um ou mais pilares centrais.
Ao todo, foram executadas 26 fundações e pilares, 2.088 pré-lajes e 45 vigas pré-moldadas, o que deu agilidade e permitiu que a entrega fosse realizada dentro do prazo.
Histórico
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira colapsou em 22 de dezembro de 2024. No dia 23, o DNIT assinou a declaração da situação de emergência para a contratação da empresa responsável pelo projeto e execução da construção da nova estrutura, além de determinar agilidade nas ações necessárias para minimizar o impacto do ocorrido.
A contratação emergencial, em 31 de dezembro de 2024 — apenas nove dias após o colapso da ponte antiga — permitiu o início imediato das atividades, incluindo a elaboração dos projetos de engenharia e a preparação do canteiro de obras.
O tempo de resposta das equipes Ministério e do DNIT na execução de ações essenciais para a construção da nova ponte foi determinante para que, em apenas 10 meses de execução, o empreendimento atingisse 90% de conclusão e, agora, fosse entregue à população, exatamente um ano após o ocorrido.
Ainda em atenção à população, a autarquia disponibilizou, durante o período das obras, quatro balsas, duas para carros de passeio e duas para veículos de grande porte, para garantir a mobilidade de quem precisava atravessar o Rio Tocantins. Os veículos fizeram o transporte de forma ininterrupta, 24 horas por dia, e de forma totalmente gratuita.
Rodovias estaduais
O DNIT também atuou de forma proativa para a recuperação de rodovias estaduais tocantinenses e maranhenses que foram impactadas pelo colapso da ponte.
Foram empregados recursos em 392,9 quilômetros de rodovias do Tocantins, incluindo trechos urbanos e rodoviários das TO-126, TO-134, TO-222, TO-201, TO-210, TO-415, TO-404 e TO-010, bem como travessias urbanas em Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Tocantinópolis, Samaúma, Jatobal, Darcinópolis, Filadélfia e Palmeiras do Tocantins.
No Maranhão, foram recuperados 21 quilômetros em rodovias estaduais adjacentes à BR-010, entre Estreito e Imperatriz, incluindo as vias de acesso à balsa do município de Porto Franco. Entre os municípios beneficiados, também estão Campestre do Maranhão, Carolina, Açailândia, Cidelândia e Itinga.
A execução dessas obras representou uma ação estratégica para mitigar os impactos da interrupção da BR-226/TO/MA e assegurar a continuidade da mobilidade e da atividade econômica da região. Com a recuperação das vias alternativas, o DNIT garantiu o deslocamento seguro de pessoas, o transporte de insumos, produtos agrícolas e o fortalecimento da ligação entre os dois estados, até que a nova estrutura fosse entregue à população.
Importância
A BR-226 é uma das mais conhecidas rodovias do País. A rodovia totaliza 1.763,92 km de extensão e passa por cinco estados, com início em Natal (RN) e fim em Wanderlândia (TO). Além disso, é umas das principais vias de ligação Norte-Nordeste do Brasil, por meio da ponte recém-inaugurada, e de integração nacional, influenciando diretamente o turismo e o escoamento da produção dos estados dessas regiões.
O restabelecimento do tráfego entre Estreito e Aguiarnópolis é de grande importância para a região, aquecendo a economia local e impactando a vida das pessoas de forma positiva.
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