Mulheres

Olha Elas! Empreendedorismo feminino no Brasil é tema de série no Canal Gov

Série estreia no Canal Gov nesta quinta (11). Produção do Sebrae aborda questões como as barreiras de gênero que ainda dificultam a vida de quem decide abrir ou ampliar um negócio

Agência Gov
10/12/2025 12:25
Olha Elas! Empreendedorismo feminino no Brasil é tema de série no Canal Gov
Reprodução
Série vai trazer discussões sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres

Produzida por mulheres e para mulheres que empreendem, a série Olha Elas! estreia nesta quinta-feira (11/12) no Canal Gov, a partir das 18h. A série faz parte da iniciativa Sebrae Delas, criada para inspirar e fortalecer empreendedoras em todo o Brasil. Os episódios abordam questões como as barreiras de gênero que ainda dificultam a vida de quem decide abrir ou ampliar um negócio, desde o descrédito nos desafios do empreendedorismo  espaços de decisão até o desestímulo causado por preconceitos estruturais.

O título da série faz referência à expressão popular das redes sociais usada para celebrar mulheres que se destacam: Olha ela!, ou aquele elogio cheio de energia: Ela está arrasando!.

Em formato de bate-papo, as convidadas vão tratar sobre a participação das mulheres em todos os espaços e temáticas: o empreendedorismo feminino preto, o combate à violência contra a mulher, a importância das redes de apoio, a discriminação de gênero, as crenças limitantes e as competências emocionais.

Os vídeos vão trazer discussões sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, além da vivência em um meio que desacredita e desestimula o desenvolvimento de suas competências técnicas e emocionais.

Pensamos em um conteúdo que busca a reflexão sobre os possíveis caminhos para a mudança deste quadro. Os desafios adicionais que enfrentamos são culturais e a cultura só se transforma com muito diálogo e coletividade”, disse a coordenadora do Núcleo Audiovisual da Unidade de Comunicação do Sebrae, Astrid Guimarães

“Além de problematizar o cenário, a série Olha Elas! busca estimular o desenvolvimento de forma positiva, com linguagem acessível, sem focar nas dificuldades, mas sim, nas soluções”, completou Astrid.

O primeiro episódio, Mulheres em todos os lugares, traz um bate-papo descontraído sobre como conquistar espaços que têm predominância masculina. Participam a cientista química Taynara Alves, líder na startup InQuímica, Ingrid Barth, a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Associação Brasileira de Startups e a jornalista e ativista Cris Guterres, além da participação da coordenadora do Sebrae Delas, Renata Malheiros.

Tem muita coisa ainda para a gente melhorar, mas estamos no caminho certo. Cada vez mais as mulheres estão interessadas não só em empreender no ambiente de inovação, mas a estudar e se aprofundar em áreas relacionadas a isso”, pontuou Ingrid

Por sua vez, Taynara Alves ressaltou a importância de correr atrás e criar oportunidades.

É uma questão de possibilidade, de espaço e de conseguir ter as portas abertas. Acredito que estamos indo cada vez mais atrás deste espaço”, completou

A coordenadora do Sebrae Delas, Renata Malheiros, destacou que a cultura em relação ao empreendedorismo feminino tem mudado, mas que é necessário avançar muito mais.

Ainda existem obstáculos, como muitas vezes o preconceito, e a gente precisa ser mais dura para essa porta se abrir. Todo mundo tem direito a desenvolver o seu sonho na área que quiser”, afirmou

Sebrae Delas

É um programa do Sebrae que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender. É uma forma de orientar, inspirar as empreendedoras a vender mais, aumentar seus lucros, conquistar novos clientes e fechar novos contratos. Nos últimos cinco anos, o Sebrae já atendeu mais de 14,2 milhões de empreendedoras.

Saiba mais clicando AQUI 

  • Episódios inéditos: Quinta-feira, às 18h;
  • Reprises: Quinta-feira, às 21h30;
  • Sexta-feira: 1h, 4h, 6h30, 10h e 13h30;
  • Sábado: 19h;
  • Domingo: 10h30;
  • Segunda: 0h30.

A reprodução é gratuita desde que citada a fonte