Cultura

Vencedores do Prêmio Literário Biblioteca Nacional homenageiam lutas e políticas sociais

Cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta (3/12), na sede da Fundação Biblioteca Nacional. Yamaluí Kuikuro Mehinaku, vencedor em uma das categorias, disse: "Se o Lula não tivesse feito o Bolsa Família, eu não estaria aqui”.

Agência Gov | via FBN
03/12/2025 13:44
Vencedores do Prêmio Literário Biblioteca Nacional homenageiam lutas e políticas sociais
O Quinteto de Cordas da Orquestra Filarmônica Fluminense abriu a cerimônia

Escritores vencedores do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2025 fizeram discursos de apoio e reconhecimento a políticas públicas e a lutas sociais como parte de suas obras e vidas. A premiação ocorreu nesta quarta-feira (3/12).

Um dos momentos marcantes foi o discurso do vencedor na categoria Histórias de Tradição Oral (Prêmio Akuli), Yamaluí Kuikuro Mehinaku, laureado pelo livro "Dono das palavras: a história do meu avô - Aki Oto: Api akinhagü". Yamaluí dedicou o prêmio a seu avô e às 16 etnias do Xingu. Ele agradeceu às pessoas que o ajudaram durante a elaboração do livro, à Todavia Editora, ao Instituto Moreira Salles e, especialmente, ao presidente Luis Inácio Lula da Silva: “se ele não tivesse feito o Bolsa Família, eu não estaria aqui”.

O vencedor na categoria Ensaio Social (Prêmio Sérgio Buarque de Holanda), Marcos Queiroz, com o livro "Assombros da casa-grande: a Constituição de 1824 e as vidas póstumas da escravidão", fez agradecimento especial às lutas coletivas do movimento negro: “sou filho das ações afirmativas da Universidade de Brasília. Esse livro é fruto das políticas de cotas raciais, de disputa epistemológica, de novos currículos. Faço especial homenagem à professora Dora Lúcia de Lima Bertúlio, que nos deixou esse ano e foi uma guerreira na luta pelas cotas, há 20 anos”.

Outra reflexão proposta diz respeito às políticas de segurança pública. A vencedora na categoria Romance (Prêmio Machado de Assis), Beatriz Bracher, com "Guerra - I: ofensiva paraguaia e reação aliada novembro de 1864 a março de 1866 ", leu um trecho de seu livro que cita um relato, de 1886, dos horrores da Guerra do Paraguai. Em seguida, leu trecho de um texto do antropólogo Luís Eduardo Soares, sobre a operação policial no Complexo da Penha que deixou 121 mortos.

“Agradeço aos intelectuais, jornalistas, cientistas e agentes de segurança pública que têm se dedicado a estudar com lucidez e profundidade as organizações criminosas que mantêm tantas pessoas sob seu jugo, através de violência e à custa de muita humilhação”, afirmou Bracher.

Nova categoria em 2026

O prêmio terá uma nova categoria dedicada às crônicas na edição 2026. O anúncio foi feito pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) –vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – Marco Lucchesi, durante a cerimônia de premiação aos vencedores da edição 2025. O nome do novo prêmio será definido de forma colegiada pela instituição, e será anunciado no ano que vem. A partir de 2026, o Prêmio Literário Biblioteca Nacional passará a contar com um total de 13 categorias.

Desde 2023, ano de posse de Marco Lucchesi, o Prêmio passou a contar com outras três novas categorias: Histórias de Tradição Oral (Prêmio Akuli), Ilustração (Prêmio Carybé) e Histórias em Quadrinhos (Prêmio Adolfo Ayzen).

A cerimônia de premiação do Prêmio Literário Biblioteca Nacional iniciou com a apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Filarmônica Fluminense - fundada em 2024, em Duque de Caxias, com o propósito de oferecer prática avançada de repertório sinfônico e popular em formato orquestral para alunos do ensino público.

Em seguida, os discursos formam marcados por homenagens e reflexões. Em sua fala, o presidente da FBN homenageou dois escritores falecidos recentemente: Leonardo Fróes, que foi servidor da Biblioteca Nacional e vencedor do Prêmio Literário em 1998, na categoria Tradução (Prêmio Paulo Rónai); e Afonso Romano de Sant’Anna, que foi presidente da FBN e instituiu o Prêmio Literário, em 1994.

 

Com informações da FBN. Editado por Isaías Dalle

Link: https://www.gov.br/bn/pt-br/central-de-conteudos/noticias/premio-literario-biblioteca-nacional-tera-nova-categoria-dedicada-as-cronicas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte